Com o objetivo de aprimorar o atendimento às mulheres em diversas áreas, como saúde, assistência social, segurança e direitos humanos, foi realizado o encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher. A programação que faz parte da campanha Agosto Lilás aconteceu na tarde desta segunda-feira (25) na sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), com a integração de representantes de áreas pontuais como saúde, segurança pública ,Judiciário, Ministério Público (MP) e desenvolvimento social. De acordo com a Secretária de Políticas para Mulheres, Quelen Rezende, o GT é de suma importância.
“Esta é a oportunidade para nos reunirmos para identificar pontos que houve avanços e vulneráveis. A finalidade é aprimorar e acelerar as ações e diretrizes voltadas para as mulheres, garantindo mais acolhimento e eficiência no atendimento, principalmente às mulheres vítimas de violência. Este é um espaço importante para impulsionar políticas públicas para o público feminino e fortalecer o atendimento através de diálogos e diretrizes específicas ”, destaca.
Foram abordados temas como; dificuldades, estratégias , peculiaridades , ações de parceria,cuidado com as notificações e subnotificações, comprometimento da equipe, além do Auxílio Mulheres Livres, que assegura o pagamento de R$ 650 mensais a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A previsão é de contemplar as atendidas durante seis meses , podendo ser prorrogado por mais três meses. Para receber o benefício, as mulheres devem ser referenciadas no Centro de Atendimento Especializado à Mulher (CEAM) Pérola Bichara Benjamin e residentes de Macaé.
Participaram do encontro representantes da rede de proteção e atendimento do município, que diariamente ou semanalmente atuam no auxílio à mulher que se encontra numa situação de violência , mas precisa romper essa violência que está sendo vivenciada. Foram convidados para o GT da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher; integrantes da Defensoria Pública, Judiciário (TJRJ), Ministério Público, Jecrim, Delegacia, Polícia Militar -32º BPM, Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, Secretaria de Alta e Média Complexidade, Área Técnica Violência (Atavi) Núcleo de Pesquisa em Direitos da Mulheres (Nupedim) do polo Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF).Também na lista está o Hospital Público de Macaé.
Vale lembrar, que o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) funciona na Rua São João, 33, no Bairro Centro. O Ceam oferece apoio psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Para mais informações ou orientações, o contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected] ou pelo Fala Mulher (22) 99286-2944.