Seis alunos do Polo Fronteira, da Secretaria Municipal de Cultura, participaram neste sábado (23) do Campeonato Mundial de Capoeira em Campos dos Goytacazes. Com o tema “Volta ao Mundo de Bambas”, a competição é válida para ranquear os quatro melhores de cada categoria para a etapa nacional.
Os atletas de Macaé disputam as categorias infantil, juvenil e adulto, nas modalidades masculino e feminino, com acompanhamento do professor de capoeira Nilson Custódio, conhecido como mestre Anú.
O coordenador do Polo Fronteira, Leandro Bastos Riscado, destaca que a capoeira é mais que uma luta.
“Os campeonatos de capoeira tem por objetivo avaliar o capoeirista como um todo: ritmo, habilidade, criatividade, objetividade, caracterização, continuidade e seu conhecimento da identidade cultural da arte”, afirma.
Os interessados nas aulas de capoeira do Polo Fronteira devem comparecer ao espaço localizado na Rua Manoel Marques Monteiro, 724, bairro Fronteira, com os seguintes documentos: duas fotos 3×4, cópia da certidão de nascimento ou documento com foto, comprovante de residência, declaração escolar e atestado médico. As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h, e das 16h às 19h.