Itaperuna e Regiao

Macaé celebra o Dia do Ciclista com muitos motivos para pedalar – Notícias de Itaperuna e Região

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, é celebrado o dia do ciclista. Com 30 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas, há muitos motivos para celebrar e pedalar em Macaé. Eventos para esse público já se tornaram tradicionais na cidade.

Além das recentes revitalizações das ciclofaixas, ciclovias, ciclofaixa sobre passeios e ciclorrota, a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Macaé vem investindo em equipamentos para o uso da bicicleta. No início de 2021 tínhamos apenas 40 paraciclos (suporte para estacionamento de bicicletas) e, hoje, são mais de mil instalados em vários pontos do município. A expectativa é de que mais paraciclos sejam instalados.
Na última semana, foi criada a Coordenadoria de Mobilidade Ativa de Macaé (CMAM) vinculada à Mobilidade Urbana responsável pela formulação, articulação, coordenação e monitoramento das políticas públicas voltadas à mobilidade cicloviária e aos modais ativos no Município de Macaé. O decreto do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, propõe intervenções de melhoria nos projetos e na operação da malha cicloviária e da infraestrutura para pedestres e usuários de mobilidade ativa.
Vale lembrar que está em andamento o projeto para implantação da Rota 2, ciclovia que vai ligar o Bairro da Glória a Imboassica.
Confira os locais da cidade que possuem destino para ciclistas:

Ciclofaixas
Cavaleiros
Centro
Imbetiba
Lagomar
Mirante da Lagoa
Riviera

Ciclovias
Aeroporto Hildebrando
Bairro da gloria
Bar do Coco
Cancela Preta
Cavaleiros/Praia Campista/Lagoa
Linha Verde
Linha Vermelha

Ciclofaixa sobre passeio
Aeroporto
Evaldo Costa

Ciclorrota
Mirante da Lagoa

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.