Atualizada às 18:13.
A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas divulgou, nesta segunda-feira (18), a programação da I Jornada de Psicologia de Macaé, que será realizada nos dias 27 e 28 deste mês, na Câmara Municipal do Legislativo, destinada à promoção da saúde mental e ao bem-estar no serviço público. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral dos servidores, valorizando práticas de autocuidado, inteligência emocional e acolhimento institucional. O público-alvo é destinado a profissionais e acadêmicos de Psicologia, além dos servidores municipais da Prefeitura de Macaé.
A programação terá início no dia 27 (quarta-feira), às 13h, com credenciamento, seguido da mesa de abertura às 14h. Às 15h, será realizada a palestra “Saúde Mental: do que estamos falando?”, com Sávio de Araújo Gomes, psicólogo e mestre em Psicologia, e Raquel Donegá, psicóloga e educadora. Às 16h, haverá sessão de ginástica laboral com Francini Farah de Lima, professora de Educação Física. Logo após, às 16h15, será apresentado o tema “CRP pra quê? – A importância da Psicologia na Saúde Mental”, com Conceição Gama, vice-presidenta do CRP-RJ, e Alexandre Vasilenskas, mestre e doutor em Saúde Coletiva. O primeiro dia será encerrado com um coquetel às 17h.
O evento prossegue no dia 28 (quinta-feira), com credenciamento às 8h e mesa de abertura às 9h. Às 9h30, Raquel Donegá conduzirá a palestra “As diferentes perspectivas sobre a importância do bem-estar no serviço público; Burnout e autocuidado”. Em seguida, às 10h30, está prevista nova sessão de ginástica laboral com a fisioterapeuta Flávia Santos Barboza. Às 10h45, a coordenadora da Casa do Servidor, Fabieni Barcelos, falará sobre o tema “Casa do Servidor: bem-estar no serviço público de Macaé”. Às 11h15, será a vez do musicoterapeuta e pesquisador Paulo de Tarso apresentar seu livro “Inteligência Emocional Organizacional: Emoções e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho”. O encerramento da jornada está marcado para as 12h, com coquetel de confraternização.
“A Jornada é mais um marco na valorização responsável e sustentável do servidor público municipal. Cuidar da saúde mental é investir em uma gestão mais humana, eficiente e duradoura. Esse momento também reforça a importância de reconhecer a ‘prata da casa’, valorizando talentos que contribuem diretamente para o crescimento da nossa cidade. Um exemplo disso é o servidor Paulo de Tarso, que lança sua obra Inteligência Emocional Organizacional. Valorizamos não apenas o trabalho diário, mas também o protagonismo e a produção intelectual de nossos servidores, fortalecendo ainda mais o papel de cada um na construção de uma gestão pública de excelência” — destacou o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino.
A I Jornada de Psicologia de Macaé é aberta ao público e representa um passo importante na construção de políticas públicas voltadas ao bem-estar emocional dos trabalhadores do setor público.
Gestão de Pessoas divulga programação da I Jornada de Psicologia – Notícias de Itaperuna e Região
