Itaperuna e Regiao

Mais 380 alunos são certificados no curso T-HUET – Notícias de Itaperuna e Região

Mais uma turma da capacitação em T-HUET, oferecida pela Secretaria Executiva Qualificação Profissional da Prefeitura de Macaé, com 380 alunos, recebeu os certificados nesta sexta-feira (15). A cerimônia, que aconteceu no Centro Cultural do Legislativo (antiga sede da Câmara Municipal), contou com a presença do prefeito Welberth Rezende. As aulas aconteceram de 23 de julho a 11 de agosto e foram divididas em cinco turmas. O programa de treinamento T-HUET tem como foco preparar indivíduos que pretendem viajar de (e para) instalações ou embarcações offshore de petróleo e gás, por meio de helicóptero em um ambiente tropical, através de treinamento específico em requisitos de pré-voo e de voo. Na ocasião, o prefeito anunciou a abertura ainda para este mês de novos cursos que serão oferecidos para a população. “Teremos 15 cursos que visam ao maior projeto social, o emprego. Os cursos são Básico de Segurança de Plataforma – CBSP (Salvatagem); Curso de Acesso por Cordas ;. Curso de Acesso por Cordas – Nível 2; Curso de Acesso por Cordas – Nível 3; Delineador Industrial (Caldeiraria, Pintura e Estruturas Metálicas); NR 11 – Operador de Empilhadeira – 24h; Planejamento e Controle da Manutenção (PCM); Treinamento em ROV (Veículos de Operação Remota), além de Operador Hidrojatista; NR 33 – Trabalho em Espaço Confinado (Vigia e Trabalhador Autorizado);Caldeireiro montador;de de Andaimes; Pintor Industrial com Pistola; Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 6G – e Almoxarife. A cidade está muito latente, pois para quem não tem a oportunidade de ter o emprego, oferecemos qualificação gratuita. Também temos a Macaíba e outros programas sociais para ajudar as pessoas que vivem com vulnerabilidade social”, ressalta.
A solenidade também contou com as presenças da Secretária de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira, o presidente da Câmara Municipal, Alan Mansur, o vereador Denis Madureira e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, além do coordenador pedagógico João Michel.
Satisfeita, a Secretária de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira, declarou que a certificação gratuita em T-HUET visa oportunizar novas frentes no ambiente de negócios. “Temos 3.500 vagas e no decorrer do ano estão previstos novos editais. Fico feliz em ver esse auditório lotado para a entrega de certificados . Isso é fruto de parceria da Câmara de Vereadores com o Executivo. Todos contribuíram para que esse cenário fosse positivo, de a gente poder ter essa casa lotada aqui, que a gente vai receber os certificados dos profissionais e professores da qualificação profissional. A gente precisa de cada servidor empenhado, de cada secretaria empenhada para que isso aconteça. Passada essa fase, a gente abre o edital e chegam vocês, os guerreiros que passam pelo cadastro e pelas aulas teóricas e práticas no helicóptero” , ressaltou.
Representando a turma, a aluna Michelle Costa disse que “contar com o certificado será a chance para novos horizontes. O diploma que recebemos não é só o fim de um curso, é a prova de que com esforço e dedicação podemos mudar a nossa vida. Não foi fácil chegar até aqui. Passamos por desafios. Queremos agradecer a todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada: à Rebeca, nossa secretária de Qualificação Profissional e toda a sua equipe, ao prefeito Welberth Rezende e ao vice-prefeito Dr. Fabiano, por apoiarem projetos que realmente dão novas oportunidades aos trabalhadores de Macaé”, salientou. Ana Neri da Costa, de 42 anos, também elogiou o curso. “Moro na Barra, estou desempregada e realizei o sonho da minha família. Quero fazer o melhor pelos meus filhos trabalhando embarcada”, contou.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO

“A administração municipal busca eficiência nos ambientes de negócios e processos de aberturas de empresas e novos negócios, com o registro de 27 mil empresas. O ambiente de negócios que mais cresce no Brasil, conta com 9 bilhões de dólares em investimentos na rota 5 e megacampo de gás Equinor; 30 bilhões de reais em investimentos no Tepor e Parque Térmico do Sudeste; o projeto da indústria de fertilizantes; 123 bilhões de reais anunciados no Plano de Negócios da Petrobras para investimentos na Bacia de Campos; 260 milhões de reais em investimentos nas obras de expansão do Aeroporto de Macaé.”, pontuou o prefeito.

Ele acrescentou que Macaé se mantém como destaque no país em empregabilidade de acordo com o Novo Caged do Ministério do Trabalho e Emprego, sistema que gera estatísticas do emprego formal no Brasil. “ O município alcançou o primeiro lugar em geração proporcional de vagas, considerando as 27 capitais e até estados. O município chegou a um total de 20,1 vagas por mil habitantes neste ano. Macaé é o segundo em geração de empregos entre os municípios fluminenses em números absolutos. A cidade está na sexta posição no mês de junho neste ranking. No saldo bruto de vagas, Macaé, mesmo com população menor, supera Roraima, com 2.611. Comparada às 27 capitais, Macaé coloca-se muito à frente da segunda do ranking, Curitiba, com 11,8. As cidades de São Paulo, com 7,7, Rio de Janeiro, 3,8, e Vitória, 2,6, abrem uma distância bem maior do índice macaense”, esmiuçou.
Também na abertura, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, pontuou “que a entrega de certificados representa a reorganização da cidade com oportunidades de vagas de trabalho e parcerias com as Secretarias de Qualificação Profissional, Trabalho e Renda e Desenvolvimento Econômico”, comentou.
Já o vereador Denis Madureira lembrou que “quando ele passou pela pasta da Qualificação Profissional enfrentou desafios. O Prefeito é sensível a tudo e tem um olhar voltado para a transformação da cidade. Agradeço ao Prefeito e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico”, ressaltou.
Também satisfeito com a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal Alan Mansur parabenizou ao Governo Municipal. “Parabéns a todos por atuarem em prol da qualificação, sabemos que o prefeito trabalha dia e noite para cuidar da cidade. Continuaremos nesta parceria em prol do município e da população”, finalizou.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.