O Projeto de Café Literário é desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa e Inglês, Antonio Cardoso, que já recebeu o Prêmio Paulo Freire, concedido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), como uma iniciativa inovadora da educação, em 2019.
Em sua décima edição, o Café Literário – que acontece desde o ano de 2015 com apresentação de temas específicos -, tem como finalidade o incentivo da leitura, escrita e consciência crítica. O objetivo é incentivar a prática da leitura e da escrita. “Procuramos discutir e sensibilizar, por meio de diferentes linguagens artísticas, temas de relevância social. A partir da leitura de textos diversos, o repertório dos alunos se expande, estimulando a criatividade e a capacidade de argumentação”, ressaltou o idealizador do projeto, o professor Cardoso.
O professor recorda que programação que já destacou abordagens como a paz e o Brasil. “Esta é a contribuição da ‘Olga Benário’ para a sociedade. Estamos cumprindo nosso papel. Fico muito emocionado de ver o empenho dos alunos e o resultado do projeto, que mergulhou na história do Brasil “, salienta Cardoso, que é mestre em Linguística.A próxima apresentação está prevista para acontecer no Projeto Expocit , no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF-Macaé), em outubro.