O secretário de Saúde, Lucas Rodrigues, ressaltou a importância da qualificação dos profissionais de saúde. “Os profissionais ficarão atualizados para mostrar para as mães a melhor forma de elas amamentarem os seus bebês, promovendo a saúde integral deles”, destacou.
A presidente do Comitê de Aleitamento do HPM, a médica pediatra Michele Thomaz, disse que é importante as mães estarem mais informadas sobre os assuntos.
“As profissionais estarão aptas a dar o suporte à família com informações sobre o aleitamento, pois a mãe mais informada terá mais chances de ter sucesso ao amamentar”, comentou.
A professora do Curso de Nutrição doutora em Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Instituto de Alimentação e Nutrição, Fernanda Amorim Braga, foi uma das palestrantes do simpósio.
Ela explicou que as informações passadas para os profissionais foram baseadas na Semana Mundial de Aleitamento Materno 2025 (SMAN), que tem como foco o meio ambiente e as mudanças climáticas.
A iniciativa destaca o papel dos profissionais no apoio à amamentação para criar um ambiente sustentável e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto das mudanças climáticas causadas pela alimentação artificial.
“Estamos no mês do Agosto Dourado e já tivemos um mini-curso na Cidade Universitária e no próximo dia 26, às 13h faremos uma sensibilização no HPM, com entrega de folhetos explicativos sobre o aleitamento materno”, informou.
A nutricionista destacou ainda que é importante quebrar mitos, como o leite é fraco, por isso a mãe tem que dar água para saciar o bebê. “São questões culturais e desinformação sobre o assunto”, acrescentou.
Rede de apoio e benefícios
Outra palestrante foi a professora do Instituto de Enfermagem do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marialda Moreira Christoffel, que abordou sobre a importância da formação da rede de apoio.
“Os profissionais devem contar com os sistemas do Ministério da Saúde, do Estado e também com o município, para a formação e qualificação e ainda na divulgação de eventos”, disse.
A psicóloga do HPM, Adalziza Borges, falou sobre os benefícios psíquicos para os bebês, que são amamentados.
Além disso, quem amamenta o seu bebê, contribui para a melhora do sistema imunológico; reduz o risco de infecções respiratórias, diarreias e alergias; favorece o desenvolvimento do cérebro e da visão; diminui o risco de obesidade e doenças crônicas no futuro e estimula o vínculo emocional com a mãe.
Já para a mãe, reduz o risco de doenças, como o câncer de mama e ovários, diabetes, obesidade e anemia.
Onde buscar ajuda?
Unidade Básica de Saúde (UBS)
Onde você fez o pré-natal
Consultoria online e gratuita:
Grupo MAMA no instagram: @mulheresapoiandoamamentacao.