O disque também se junta a outros instrumentos oferecidos pelo Governo Municipal, como a Ouvidoria da Prefeitura de Macaé no combate ao racismo. A parceria proporciona à Seppir a utilização do sistema informatizado da Ouvidoria e agiliza o tratamento das manifestações relativas ao racismo no âmbito do município, ampliando a visibilidade sobre os casos, permitindo maior rastreabilidade dos casos em curso.
Vale lembrar, o crime de racismo é a discriminação de pessoas com base em sua raça, etnia, cor, origem ou religião, é inafiançável e imprescritível, previsto na Lei 7.716/1989, também conhecida como Lei do Racismo. O crime de racismo atinge um grupo de pessoas – por exemplo, todas as pessoas de uma determinada raça. Já a injúria racial é quando a honra de uma pessoa específica é ofendida por conta de raça, cor, etnia, religião ou origem. Se o alvo do crime for todas as pessoas negras, por exemplo, ele se enquadra como racismo; já se a ofensa for direcionada a uma pessoa, e não à raça como um todo, é uma injúria racial.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial funciona na Avenida Presidente Feliciano Sodré nº 466,1º andar. O contato é através dos telefones (22)2765-8700, ramal 248. Já o email é: [email protected].


