Educação Financeira foi o tema da palestra dirigida a servidores públicos de Macaé, realizada na manhã desta quarta-feira (23), no auditório do Paço Municipal. A iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores de Macaé (Macaeprev) e o Banco do Brasil (BB) – Setor Público alcançou cerca de 100 funcionários.
A palestra foi ministrada pelo Mestre em Administração de Empresas – ênfase em Mercado Financeiro, com diversas certificações do setor, e assessor da gestora de fundos do Banco do Brasil (BB Asset Presente), Marcos Lanza. Ele é o responsável pelo relacionamento do banco com entes governamentais e Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
O evento foi aberto pelo secretário de Gestão de Pessoas de Macaé, Aristófanis Quirino, e pelo presidente da Macaeprev, Cláudio Duarte. Também estiveram presentes: o gerente regional de Relacionamento – Setor Público do Banco do Brasil, Adilson Magalhães, a assessora comercial da BB Asset – Investimentos, Hortência Silva, e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaé (SindServi), Miriam Queiroz.
“Nosso objetivo é contribuir para o equilíbrio financeiro dos servidores, orientando sobre planejamento. Pretendemos realizar outras palestras em parceria com o Macaeprev. Estamos caminhando para 14 mil servidores estatutários. Por exemplo, o pagamento dos servidores será antecipado neste mês de aniversário de Macaé para sexta-feira (25). O mês de agosto ‘ficará mais longo’ e o planejamento é importante”, disse Aristófanis Quirino.
Na sexta-feira (25), também ocorrerá as boas-vindas de aproximadamente mil servidores recém-concursados, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
Na abertura da capacitação, o secretário destacou os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Gestão de Pessoas, em especial o ‘Casa do Servidor’, inaugurada em dezembro de 2024. Ela é a primeira do Estado do Rio de Janeiro. O espaço oferece serviço odontológico, cursos de Defesa Pessoal para Servidoras (quase 70% dos servidores são mulheres), Primeiros-Socorros e atividades do Programa Servidores 50+ ‘Envelhecimento Ativo e Saudável’ (com inscrições abertas), como Soltinho, Passinho, Alongamento, Ballet Sênior, Dança do Ventre, Auriculoterapia e Acupuntura.
O secretário divulgou o lançamento, em breve, do programa de saúde ocupacional e ressaltou a contratação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a conclusão dos estudos sobre os Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Ele ainda anunciou a abertura da Escola do Servidor, local para realização de capacitações profissionais.
Já o presidente da Macaeprev, Cláudio Duarte, enfatizou que o instituto está preparado para receber os servidores que estão prontos para se aposentar.
“Temos 17 mil segurados na Macaeprev (…) a projeção de estudos em termos de gestão de recursos dá garantia de 75 anos de aposentadorias e benefícios aos segurados. Por isso, recebemos diversos selos de qualidade de gestão, transparência e seguridade”, frisou.
O palestrante, Marcos Lanza, destacou que a relevância da educação financeira não está ligada apenas à estabilidade para a aposentadoria e transmitiu diversas orientações à plateia.
“A educação financeira é extremamente importante, mesmo para vocês que têm uma previdência muito saudável. O tema não está ligado somente à aposentadoria, mas à forma como você lida com o dinheiro”.