A cantora e compositora Amanda Amado, nascida em Macaé e hoje com projeção nacional, se apresentou neste domingo (27) no palco 2 da Expo Macaé, dedicado aos talentos locais. O show contou com um repertório de samba e pagode, mesclando canções mais recentes com clássicos do gênero.
Amanda destacou a importância da realização de um palco com talentos locais. “É importante para os artistas da cidade se apresentarem num palco com mais visibilidade, num evento grande como a Expo Macaé, para que tenham uma outra perspectiva do próprio trabalho, já que normalmente os artistas locais tocam somente em bares da região. Assim como um dia eu fui artista local e hoje consegui levar meu trabalho para outros palcos grandes Brasil afora, outros artistas locais também merecem essa oportunidade de mostrarem o seu trabalho para mais pessoas, trazendo assim mais reconhecimento e visibilidade”, comentou.
O secretário de Turismo, Léo Anderson, ressaltou a importância da Expo Macaé como plataforma de valorização da cultura local e de incentivo ao desenvolvimento econômico. “A Expo Macaé é uma vitrine para nossos talentos e um forte instrumento de fomento ao turismo. A cada edição, conseguimos atrair mais visitantes, movimentar a economia local e gerar oportunidades de emprego e renda, tanto para os artistas quanto para os profissionais da cadeia produtiva do evento”, afirmou.
Com 20 anos de carreira, Amanda é neta da sambista Tia Gessy, referência histórica do gênero. Foi no pagode promovido pela avó que cresceu cercada por nomes como Xande de Pilares, Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto e Arlindo Cruz.
A artista participou recentemente do DVD Esse Menino Sou Eu, de Xande de Pilares, na faixa “Trilha do Amor”, e do projeto Resenha das Minas, voltado às vozes femininas no samba e pagode. Também gravou um audiovisual ao vivo em Macaé com público estimado em mais de 3 mil pessoas.
Amanda prepara o lançamento de um EP com composições inéditas ainda para este ano. O trabalho contará com a participação de Ferrugem. Em entrevista ao canal de Leandro Brito, Alexandre Pires chegou a afirmar: “É a melhor cantora de pagode da atualidade”.
A apresentação na Expo Macaé reforça o momento de projeção da artista, que tem recebido apoio e reconhecimento de nomes como Diogo Nogueira e Marquinhos Sensação.