Itaperuna e Regiao

Nova Iguaçu promove 1ª TEIA Municipal dos Pontos de Cultura a partir nos dias 11 e 12 de julho – Notícias de Itaperuna e Região

Nova Iguaçu será palco da 1ª TEIA Municipal dos Pontos de Cultura. O evento, que acontece na sexta-feira (11) e sábado (12), no Complexo Cultural Mário Marques, é realizado pela Prefeitura da cidade junto ao Ministério da Cultura. Este será um espaço de encontro, articulação e fortalecimento da Rede Municipal dos Pontos de Cultura, promovendo o diálogo entre artistas, coletivos culturais, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

Atualmente, Nova Iguaçu conta com mais de 80 Pontos de Cultura, que desenvolvem ações comunitárias voltadas à valorização da arte, da memória e das tradições populares em diferentes territórios da cidade. O evento também marcará o lançamento oficial da Rede Municipal dos Pontos de Cultura de Nova Iguaçu e de seu Catálogo, consolidando uma etapa importante na construção de políticas públicas de base comunitária na cidade.

“A TEIA Municipal de Nova Iguaçu integra a agenda da Política Nacional Cultura Viva, iniciativa do Governo Federal que reconhece e apoia entidades e grupos culturais como protagonistas na produção, preservação e difusão da cultura brasileira”, explica Marcus Monteiro, secretário municipal de Cultura.

A programação se estende por diversos espaços do Complexo Cultural, como o Teatro Sylvio Monteiro, o Quintal das Artes, a Biblioteca Cial Brito e a Galeria Mauro Azeredo. Serão dois dias de atividades que incluem apresentações artísticas, rodas de conversa, oficinas, mesas temáticas, exposições e exibições audiovisuais.

Durante todo o evento, o público poderá visitar as exposições de arte e fotografia na Galeria Mauro Azeredo, com destaque para as mostras “Meu Bairro, Meu Ambiente”, “Degradê”, “Vidas em Suspenso”, “Lentes Vivas” e “SEM/1000 Artistas Brasileiros em Cartaz”.

O Complexo Cultural Mário Marques fica Rua Getúlio Vargas, nº 51 – Centro. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), em parceria com a Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu (FENIG). As atividades são abertas ao público, com entrada gratuita e classificação livre.

Destaques da programação
• Dia 11 de julho (sexta-feira): A partir das 9h, com abertura dos estandes expositivos, haverá contação de histórias, oficinas de crochê terapêutico, vivências de arteterapia, apresentações teatrais e musicais, rodas de capoeira, batalhas de rap e atividades literárias. Um dos pontos altos será a mesa sobre os 20 anos do programa Cultura Viva e sua implementação no município, além da exibição do filme Sylvio Monteiro do Ponto de Cultura Narrativa Periférica e a reunião de dos Pontos de Cultura.

* Dia 12 de julho (sábado): A programação começa às 8h com exibição de curtasmetragens, apresentação de quadrilha junina, intervenções circenses, cortejos de maracatu, oficinas sobre ervas sagradas, sarau literário e manifestações tradicionais como a Folia de Reis e o Afoxé. O encerramento será marcado pela apresentação da tradicional escola de samba Império da Uva.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.