“A aquisição deste equipamento de última geração nos possibilita fazer vários diagnósticos cardiológicos com mais precisão melhorando cada vez mais a capacidade de atendimento e tratamento dos pacientes cardiológicos. A aquisição deste equipamento possibilitará em breve a inauguração do setor de Ecocardiograma do HPM onde serão atendidos todos os nossos usuários conforme regulação e agendamento”, frisa o coordenador de Cardiologia, Marcelo Raposo.
O ecocardiograma transesofágico é indicado quando o ecocardiograma transtorácico (realizado pela parede do peito) não fornece informações suficientes ou quando é necessária uma avaliação mais precisa de estruturas cardíacas, como válvulas e trombos.
As principais indicações são: avaliação das valvas cardíacas e doenças valvares, como as estenoses e insuficiências valvares; avaliação de trombos e endocardite; diagnóstico de infecções cardíacas e anomalias cardíacas; avaliação de dispositivos cardíacos, como próteses de válvula; avaliação de insuficiência cardíaca; preparação para cirurgia cardíaca para avaliar a anatomia e a função do coração antes de cirurgias cardíacas ou para monitorar o coração após um procedimento.