Os dois maiores eventos de Jiu-Jitsu da Região Norte Fluminense se uniram e realizam o X-Force vs Armagedom no Ginásio Poliesportivo de Macaé, neste domingo (13). A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e atraiu um grande público fã de artes marciais nesta manhã.
A programação principal do evento está composta por dez lutas e o duelo principal será entre os atletas João Santos e Eduardo Campos à tarde.
Faixa-preta da equipe JSBJJ ACADEMY e campeão brasileiro NoGi pela CBJJ, João Santos explicou sua preparação para o combate. “Estou mais pronto do que nunca: no físico, mental e técnico. Minha equipe fortaleceu meus treinos, e sou grato aos meus alunos, que me ajudaram diretamente nessa preparação”, afirmou.
Faixa preta e múltiplos títulos pela IBJJF, Eduardo Campos da Escola BBSJJ, contou que intensificou a preparação para o duelo.
“Treinei duas vezes por dia nas últimas duas semanas, com parte técnica e preparação física, além de treinos de luta de segunda a sexta. Estou focado e pronto para dar o meu melhor”, disse.
A competição registra a participação de atletas de diversas idades e categorias, promovendo disputas acirradas e fomentando o esporte na cidade. Para os organizadores, a parceria entre os campeonatos tonifica o calendário local de lutas e contribui para consolidar Macaé como referência regional no Jiu-Jitsu.
“A realização do X-Force vs Armagedom em Macaé mostra a força do nosso esporte e o compromisso da Prefeitura em apoiar eventos que movimentam a cidade e incentivam a prática esportiva desde a base. Ver atletas de todas as idades competindo em alto nível é motivo de orgulho. Essa união de campeonatos valoriza o calendário local, atrai público e reforça o papel de Macaé como um dos centros mais relevantes para o Jiu-Jitsu na região”, ressaltou o secretário de Esportes, César Maillet.
Cerca de 200 combates estão sendo realizados, todos valendo cinturão, com árbitros aprovados pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). A minutagem oficial das lutas segue critérios por faixa etária: atletas de até 8 anos têm combates com duração de 2 minutos; até 11 anos, 3 minutos; até 15 anos, 4 minutos; para a faixa etária de 16 e 17 anos, as lutas são de 5 minutos. As disputas adultas, entre 18 e 30 anos, contam com 6 minutos de combate, enquanto a categoria Master, para competidores acima de 30 anos, têm lutas com 5 minutos de duração.
De acordo com um dos organizadores, Luiz Henrique Xavier, o número de 400 lutas com 800 atletas mostra a robustez do evento.
“Essa união entre os maiores eventos da região amplifica o cenário do Jiu-Jitsu e cria uma vitrine para atletas de todas as idades e categorias. Nosso objetivo é valorizar o esporte, revelar talentos e mostrar Macaé como um polo de grandes competições”, observou Luiz Henrique Xavier.