Itaperuna e Regiao

Vigilância Ambiental implementa estratégias contra o Aedes – Notícias de Itaperuna e Região

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, vem implementando estratégias de controle e vigilância dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Na próxima semana, serão instaladas armadilhas do tipo ovitrampas em diversos bairros, com objetivo de monitorar a presença dos insetos e a quantidade dos ovos.

Os agentes de endemias irão instalar as armadilhas tipo ovitrampas em 10 bairros localizados na sede do município e na Região Serrana na localidade da Cabeceira do Sana. As ovitrampas serão instaladas no Jardim Vitória e Nova Malvinas (14), Imbetiba e Miramar (15), Novo Horizonte e Praia do Pecado (16), Fronteira e Vila Badejo (17), Ajuda e Engenho da Praia (18) e Cabeceira do Sana, entre os dias 14 e 18.
O gerente de Vigilância Ambiental, Júlio Antunes, explica que a instalação das ovitrampas é uma ação complementar de verificação dos índices de infestação.

“A partir da coleta dos dados podemos traçar ações específicas e mais eficazes para cada região da cidade, para evitar a proliferação do mosquito”, garantiu.

O supervisor geral da Gerência, Marcelino Rocha, explica que em paralelo à colocação das armadilhas, os agentes seguem com suas visitas rotineiras nesses locais. Ele ainda acrescenta que as armadilhas serão colocadas em residências previamente definidas.

“No intervalo de uma semana, o agente retorna à residência e faz a troca da paleta, onde ficam os ovos”, disse.

Carro fumacê
Outra ação que será conduzida pela Gerência de Vigilância Ambiental é a pulverização com carro fumacê, com o intuito de eliminar o Aedes aegypti, na forma adulta. O carro estará no dia 15, às 5h, no bairro Cavaleiros. Já no dia 16, às 5h, na Vila Badejo e às 18h, no Jardim Carioca I e II.
O trabalho de combate e controle do Aedes também acontece em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas, praças e órgãos públicos. Entre os dias 14 e 18, os agentes estarão atuando nos bairros Imboassica, Praia Campista, Novo Cavaleiros e São Marcos. Já a verificação e atualização do Reconhecimento Geográfico, com o recolhimento de dados serão nos bairros Visconde de Araújo e Miramar, de segunda a sexta-feira.
Entre os dias 14 e 18 de julho, será feito o controle do mosquito Culex, popularmente conhecido como pernilongo, em três regiões da cidade: Canais da Nova Esperança, do Sol y Mar e do bairro da Glória.
Dentro das atribuições de prevenção e controle de zoonoses, os agentes de endemias seguem com o trabalho de controle de roedores. Serão vistoriados cinco bairros e locais de grande circulação de pessoas. Na segunda-feira (14), na Aroeira e Morro de São Jorge; terça (15), Virgem Santa; quarta (16), Lagomar; quinta (17), Barra de Macaé e na sexta-feira (18), em órgãos públicos, praças e praias.

Vacinação antirrábica
A Campanha Municipal de Vacinação antirrábica segue nos bairros, sempre de 9h às 12h. A imunização é voltada para cães e gatos, a partir de quatro meses. A vacina deve ser aplicada uma vez por ano e é a única forma de prevenção e combate à raiva, doença letal que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida de cães e gatos infectados.
Os tutores, maiores de 18 anos, devem estar atentos, pois a vacina não é indicada para animais doentes, muito debilitados e fêmeas prenhas ou amamentando. Para serem vacinados é preciso que os animais estejam sadios. Os cães devem ser levados com guia, coleira e focinheira. Já os gatos, podem ser conduzidos em caixas de transporte adequadas ou similares para evitar fugas.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.