Com o tema “As infâncias e as linguagens: o gesto permanece”, a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência Pedagógica, realizou nesta quarta-feira (9) o IV Simpósio de Educação Infantil de Macaé. O evento, realizado no Teatro do Sesi, teve o objetivo de incentivar reflexões sobre as diversas formas de expressão das crianças e o papel das linguagens nos processos de aprendizagem e desenvolvimento na primeira infância.
O secretário executivo de Educação Básica, Adalmir Cardoso Ribeiro Filho, destacou a importância do encontro.
“O tema é um reflexo que as ações positivas devem permanecer. Vamos seguir em uma construção coletiva de um processo de gestão com compartilhamento de experiências e compromisso na ampliação dos nossos olhares”, frisou o secretário.
A programação, com diretores e professores orientadores deste segmento, contou com o diálogo de especialistas na construção de estratégias ligadas à Educação Infantil. A palestra “O tempo e as infâncias: entre o relógio e o ritmo do coração” foi ministrada pela professora e pedagoga, Fabiana Nagib. Já o tema “Gestos que falam, corpos que escutam” foi abordado pela doutora em Educação, psicóloga e pedagoga, Adrianne Ogêda Guedes.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Balade Aref Ayala, enfatizou que o evento contribui com o fortalecimento do compromisso de uma Educação Infantil significativa e transformadora.
“Além de resgatarmos histórias e memórias, todos os encontros são possibilidades de aprendizagem. A ideia é ainda valorizar a política orientada em rede”, disse a coordenadora.