Itaperuna e Regiao

Cinema Comentado realiza exibição de “Terra Estrangeira” e divulga próximas sessões no Solar dos Mellos – Notícias de Itaperuna e Região

O projeto Cinema Comentado exibiu o filme “Terra Estrangeira” nesta terça-feira (8) no Solar dos Mellos e divulgou a programação das próximas sessões, que contará com “Central do Brasil” no dia 15 e “Abril Despedaçado” no dia 22, sempre às 19 horas. Após cada exibição, o público participa de um bate-papo sobre o filme, incentivando a troca de ideias e a reflexão coletiva.
O curador do projeto, Gerson Dudus, pontua que o filme é triste e belo.

“Um filme sobre exílio, sobre não ter lugar, sobre a desesperança”, classificou. 

Dudus ressalta que o Cinema Comentado visa estimular o olhar crítico e ampliar o acesso à produção audiovisual brasileira. Segundo ele, o debate ao final das sessões cria um espaço democrático de diálogo, aproximando o público das obras e fortalecendo o interesse pela cultura e pela arte do cinema.
Em trecho do filme, a personagem de Fernanda Torres afirma que “quanto mais o tempo passa, mais ela se sente estrangeira”. E o público ainda tem oportunidade de ver em um dos trechos do filme, Fernanda Torres cantando. Neste ano, a brasileira Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, por sua atuação em “Ainda estou aqui”.
Segundo a sinopse do filme, sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.
Filmado em P&B, o filme foi aclamado pela crítica como no trecho “Terra Estrangeira transpira juventude, desejo e despudor e é tão romântico quanto crítico” – Kevin Thomas, Los Angeles Times e em “Terra Estrangeira é uma meditação profunda sobre a natureza da pátria. Salles e Thomas fizeram um filme de rara beleza lírica” – Emily Barton, Time out/New York.
O filme tem direção de Walter Salles e Daniela Thomas. No roteiro: Marcos Bernstein, Millor Fernandes, Walter Salles, Daniela Thomas. Elenco: Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Alexandre Borges, Luís Melo, Laura Cardoso, Tchéky Karyo, Alberto Alexandre, Canto e Castro, António Cara D’Anjo, Filipe Ferrer, João Grosso, Miguel Guilherme, Miguel Hurst, João Lagarto, Zeka Laplaine.
O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé fica localizado na Rua Conde de Araruama, 248 – Centro.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.