Ícone do site ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

Centro de Formação Carolina Garcia promove em agosto o encontro ‘Cannabis na Mesa Redonda’ – Notícias de Itaperuna e Região

A cannabis tem sido objeto de crescente interesse no tratamento de condições neurológicas, incluindo o autismo. No entanto, a falta de informação e o estigma associado ao tema podem dificultar a tomada de decisões por parte dos pais. Tendo isso em vista, a Secretaria Executiva de Ensino Superior, por intermédio do Centro de Formação Carolina Garcia, abriu inscrições nesta quinta-feira (3) para o debate “Cannabis na Mesa Redonda”. O encontro será no Auditório Cláudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária, dia 7 de agosto, das 13h30 às 17h. Acesse aqui o link para a inscrição: https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/cannabis-mesa-redonda. A iniciativa ‘Cannabis na Mesa Redonda’ é um local onde os pais podem obter mais informações, conhecimentos científicos e medicinais sobre legalidade e redes de apoio existentes. A falta de informação e o estigma associado ao tema podem dificultar a tomada de decisões informadas por pais de crianças com autismo. Uma mesa redonda sobre cannabis e autismo representa um espaço valioso para que os pais busquem respostas e compartilhem suas experiências.
Com a presença de especialistas em medicina, psicologia e educação, essa discussão deve abordar tópicos como: “A eficácia e segurança do uso de cannabis no tratamento de sintomas do autismo”; “As implicações legais e éticas do uso de cannabis em crianças”; e “Estratégias para pais navegarem no sistema de saúde e encontrarem apoio”.
A coordenadora Regina Célia Santos, do Centro de Formação Professora Carolina Garcia, vinculado à Secretaria Executiva do Ensino Superior e à Secretaria Municipal de Educação, reitera que “ao promover um diálogo aberto e informativo, essa mesa redonda pode ajudar pais na tomada de decisões mais conscientes sobre o tratamento de seus filhos e a encontrar apoio em uma comunidade que compartilha desafios semelhantes”.
O “Cannabis na Mesa Redonda” terá mediação de Gilberto Dolejal Zanetti, biólogo, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Botânica. Ele leciona na UFRJ desde 2010 no curso de Farmácia, com atividades relacionadas às plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais. O público-alvo do evento são os profissionais da Educação, pais de crianças com autismo e outros interessados pela temática. A modalidade é somente presencial, com duração de quatro horas.

Programação:
· 13h30min: Abertura
* Secretária Executiva de Ensino Superior
* Decano da UFRJ
* Mãe do estudante com autismo (pessoa que solicitou por meio da Ouvidoria da Semed essa atividade para os pais das crianças com autismo)
· 13h45min: Diálogos
· 13h45-14h45 – Prof. Dr. Gilberto Dolejal Zanetti
· 14h45-15h15 – Representante da OAB seção Macaé
· 15h15-1h45min – Médico (a confirmar)
· 15h45-16h50 – Associações locais e regionais, como Acolher, Mopam, Bio Flor, Plantae, Hamber
· 16h50 – Agradecimentos e encerramento
· 17h – Café

Sair da versão mobile