A encenação do livro ‘Titica Rola Bosta’, do biólogo Vinícius Albanopor, por alunos da atriz Felícia Bais, que adaptou a obra, está na programação comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. A data será celebrada pela Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima de Macaé com o evento ‘II Vivências Ambientais’, das 8h às 17h (com intervalo das 12h às 13h30), às margens da Lagoa de Imboassica. A ação, aberta a toda sociedade, visa promover reflexões sobre os desafios ambientais urgentes.
O secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Phelipe Salgado, convida professores, seus alunos e toda a sociedade a participarem do evento. “Será uma ação que fará a diferença neste Dia Mundial do Meio Ambiente. Acreditamos que a Educação Ambiental tem o poder de mudar vidas e a forma como enxergamos e interagimos com o nosso planeta. Será um dia diferente e inspirador”, disse.
O ‘II Vivências Ambientais’ levantará discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), propiciando um aprendizado contextualizado. O evento terá tendas com atividades lúdicas, oficinas e curiosidades sobre a biodiversidade da região e a brasileira, sobre Unidades de Conservação, sobre pesquisas espaciais, entre outros temas.
O evento terá início às 8h, com a abertura oficial e apresentação de dança do Polo de Cultura da Fronteira, seguida de plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Às 9h, haverá passeio em trilha urbana com o professor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), Rodrigo Lemes Professor, pelo projeto “VivenciAR LIVRE”. A trilha será um reconhecimento de campo de espécies nativas. A partir das 9h30, ocorrerá a livre visitação às tendas.
Abrindo a programação da tarde, às 14h, acontece a apresentação do Projeto Iurukuá, com o professor do Nupem/UFRJ, Vinícius Albano. O projeto aborda a Educação Oceânica e conservação de tartarugas marinhas. Às 14h30, haverá a encenação do livro ‘Titica Rola Bosta’, seguida do lançamento dessa obra do biólogo Vinícius Albano, com a participação de alunos da atriz e diretora, Felícia Bais, da escola de dança, teatro e circo, Maison Danse, no bairro da Glória. O elenco é composto por sete crianças de 9 anos de idade. Felícia adaptou o livro e trabalhou com ele durante os primeiros meses deste ano.
“Escolhi trabalhar com as crianças a literatura local para trazê-las para perto das nossas áreas de conservação permanente. Eles não conheciam o Parque de Jurubatiba. Este trabalho despertou uma curiosidade, para que as crianças queiram conhecer a restinga. Eles poderão levar estes temas para as escolas onde estudam e, durante o evento, farão perguntas ao autor do livro. Também será uma troca entre os alunos das escolas presentes, privadas e públicas”, ressaltou. Às 15h, ocorrerá livre visitação às tendas, até as 17h.
Escolas públicas e particulares que desejarem visitar o ‘II Vivências Ambientais’ não precisam fazer agendamento. O evento será aberto a grupos e ao público em geral. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, abrindo a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.