As inscrições gratuitas para o curso de extensão ‘Interseccionalidade e Equidade: os efeitos dos marcadores sociais no cuidado em saúde’ terminam na quinta-feira (22). A capacitação é oferecida pela Grupo Tutorial 1 do projeto ‘PET-Saúde: Equidade em Macaé’, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) e Universidade Federal Fluminense (UFF/Macaé). A formação é direcionada a universitários e a profissionais de saúde e de ciências sociais aplicadas de Macaé.
A inscrição deve ser feita por meio do link http://icm.sites.uff.br/?p=3735. O curso, com carga horária total de 100 horas, terá aula inaugural em 26 de junho, às 17h30, e o encontro de encerramento será realizado, em 15 de setembro, às 17h30, ambos na Cidade Universitária de Macaé. Os participantes receberão certificados. A iniciativa tem a proposta de promover reflexões e ampliar o conhecimento sobre como marcadores sociais – gênero, raça, sexualidade, deficiência e classe – impactam o acesso e a qualidade do cuidado em saúde, contribuindo para uma prática mais inclusiva.
“Falar sobre saúde é também falar sobre direitos, justiça social e inclusão. Compreender como os marcadores sociais impactam o cuidado é essencial para promover uma atenção mais humana, sensível e equitativa. Este curso é uma oportunidade valiosa de formação para quem deseja atuar com mais consciência e responsabilidade nas práticas em saúde”, disse a professora Doutora do curso de Direito da UFF e tutora no projeto, Fabianne Manhães.
O curso online é constituído por seis módulos que abordarão os seguintes temas: Equidade no cuidado à saúde, Gênero e seus efeitos no cuidado à saúde, Raça/cor e seus efeitos no cuidado à saúde, Pessoa com deficiência e seus efeitos no cuidado à saúde e a Interseccionalidade nos cuidados à saúde. Mais informações podem obtidas através do e-mail: [email protected].