Itaperuna e Regiao

Café da Saúde Mental integra a Semana da Luta Antimanicomial – Notícias de Itaperuna e Região

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Saúde Mental de Macaé, realizou uma roda de conversa especial, nesta segunda-feira (19), na Casa de Convivência, no Centro, com um café para os usuários da rede com questões neurológicas diversas. O evento acontece toda última quarta de cada mês, porém, foi nesta segunda como parte da programação da Semana da Luta Antimanicominal com a temática “Saúde Mental e Liberdade: um Direito de Todos e Todas”. Várias ações acontecem até a próxima sexta-feira (23). O objetivo é levar a sociedade a refletir sobre a necessidade de políticas públicas que garantam o cuidado e a autonomia das pessoas com transtornos mentais. A gerente de Saúde Mental da rede, Lorrane Moreira, destacou que o encontro é um espaço de diálogo e troca de experiências, em que os usuários podem compartilhar vivências, desafios e conquistas relacionados à saúde mental. Profissionais da área participam do encontro com música, suporte e escuta ativa com respeito mútuo.
Além das discussões, o café é um momento de descontração e permite que os participantes se sintam à vontade para expressar suas opiniões e sentimentos. Durante a conversa, cada um dá exemplo do que precisa para fortalecer vínculos sociais e combater estigmas associados aos transtornos mentais. Roberto falou que a família deve ficar atenta a quem fala em suicídio porque pode acontecer. André levou o tio que andava por todo canto no espaço e não quis ficar, porém, ele disse que voltará porque é assim até ele se acostumar com tanta gente junta.
Cláudio falou do filho que é usuário de drogas e precisa de ajuda. Maria abordou os dias que têm passado com o marido com crise de pânico. “Nosso espaço é assim, para todos. Recebemos pessoas em geral, cada uma com o seu caso, ouvimos e procuramos planejar os atendimentos da rede para acolher quem está em atendimento, quem busca informação e quem quer tirar dúvidas. O paciente participa ativamente da construção do seu tratamento”, destacou Lorrane.
Ela acrescentou que nesses encontros, a equipe reforça o compromisso com a inclusão e o acolhimento devolvendo o usuário para a vida a partir de escuta das demandas organizadas que levam ao planejamento de políticas públicas.
A Semana da Luta Antimanicomial começou no domingo (18), Dia da Luta Antimanicomial, e será encerrada na sexta (23). Durante as atividades, a equipe reforça a reforma psiquiátrica no país que extinguiu os manicômios e trata sem internação os usuários na Rede de Atenção Psicossocial.
Macaé oferece atendimento da Saúde Mental em várias unidades: além da Casa da Convivência, também no CAPs-AD; CAP-SI; Caps Betinho; Núcleo de Saúde Mental; Residências Terapêuticas; Emergência Psiquiátrica; e o Pronto Socorro do Aeroporto.
A programação da Semana contará ainda com caminhada, Fórum, Roda de Samba, piquenique e Cine Debate, entre outras ações coletivas. Toda a população pode participar.

Programação:
Terça-feira (20), a partir das 9h – Caminhada Antimanicomial
Local: Da Praça Veríssimo de Mello até à Praça Washington Luís

Quarta-feira, (21):
8h30 – Fórum de Saúde Mental com a temática “Luta Antimanicomial: o desafio continua”
Participação de: Eduardo Mourão de Vasconcelos; Edvaldo Nabuco; Iracema Polidoro; Carlos Henrique; e Lorrane Moreira.
Mediador: Nelson Falcão
Local: Sindipetro – Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257 – Centro
14h – Roda de Samba com o Grupo Sem Limite
Local: CapS AD Porto – Avenida Agenor Caldas, 261, Imbetiba

Quinta-feira (22), às 9h – Café da Saúde Mental
Local: Praça do Parque Aeroporto
9h – Piquenique do CAP-SI
Local: Imbetiba
9h – Café e Roda de conversa
Local: CAPs Betinho – Rua Tenente Jacinto Vieira dos Santos, 58, Imbetiba

Sexta-feira (23), 9h – Cine Debate
Serão convidados trabalhadores da rede e intersetorial
Local: Lyra dos Conspiradores – Rua do Sacramento, 63, Centro.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.