Itaperuna e Regiao

Release: Ações de Saneamento e Controle da Qualidade da Água – Notícias de Itaperuna e Região

A atualização tem como objetivo reforçar a percepção dos servidores da vigilância sanitária sobre questões voltadas ao saneamento que visam contribuir para a qualidade da água em Macaé. As principais medidas incluem a gestão e vigilância da água para consumo humano, com monitoramento em pontos representativos da cidade e envio de amostras ao LACEN (Laboratório Central Noel Nutels). Os resultados são monitorados via sistemas GAL(Gerenciador de Ambiente Laboratorial) e SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).
Entre as ações, destacam-se: atividades educativas em saneamento; inspeções sanitárias para licenciamento de envasadoras de água mineral, Soluções Alternativas Coletivas, Veículos Transportadores de Água Potável (Caminhão-pipa), Laboratórios de Análise de Água e empresas de Controle de Pragas Urbanas; apuração de reclamações; e participação em conselhos e comitês de gestão pública relacionados à água.
Também foi apresentado o panorama do sistema de abastecimento de água e da cobertura de esgotamento sanitário nas áreas urbana e serrana. Foram reforçadas informações sobre legislações pertinentes, a importância do Certificado de Regularidade Sanitária de Veículo (CRSV) e seus formulários, além de cuidados com poços rasos, reservatórios, produtos desinfetantes e uso adequado de filtros.
Ela está sendo voltada para todos os Fiscais Sanitários e Equipe Multidisciplinar (Dentista, Nutricionista, Biólogo, Enfermeira, Veterinários, entre outros) da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.