Segundo a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, a campanha é de suma importância para o município. “ É essencial esse material como folderes e absorventes chegar nas mãos das alunas da rede municipal. Além de ser voltado para saúde , o programa também tem a função social, pois possibilita acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual. Isso significa acesso a absorventes descartáveis durante o período menstrual. É muito bom ver a satisfação nas escolas. No dia 28 de maio haverá uma programação especial de encerramento junto às escolas, que ainda será divulgada”, salienta.
Já o Secretário de Educação, Mathias Mendes, esmiuçou que este trabalho é essencial para também contribuir com a frequência das alunas nas escolas. “ A proposta é primar pela saúde e higiene pessoal das estudantes. A carência no acesso a esses itens de higiene pessoal pode gerar desconforto e até ausência das meninas nas aulas e diversas atividades cotidianas da escola, mas diante deste programa essa questão é sanada”, pontua.
Durante a entrega simbólica, as alunas Sofia Emanuelle Ribeiro, Rochelli Nascimento, Vitória Justino e Ana Clara Orácio, do 8º ano, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão elogiaram a campanha. “ É muito bom ver este programa . Eu já passei pela minha primeira experiência de não ter material higiênico durante a menstruação e ter que ir embora da escola. Hoje, falo com colegas que temos que cuidar da nossa saúde, compartilhar itens como esses e ideias para melhorar nosso dia a dia. A dignidade menstrual se trata de vida e não de vergonha ou bullyng”, comentou Sofia..
A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Jane Roriz destacou que a ” iniciativa busca normalizar a menstruação e promover a conscientização sobre saúde menstrual. Com isso, a distribuição de absorventes visa reduzir a falta de aulas devido à falta de recursos para comprar absorventes “,.
Nos espaços escolares, as diretoras do “Maria Isabel”, Adélia Mattos e Maxmiriam Guijaro, além de Sônia Dias (Polivalente) receberam os kits e elogiaram a iniciativa”. Contamos com um total de 793 alunos. Desde total, 404 são meninas. Esse programa é de suma importância para mitigar questões referentes ao enfrentamento da saúde menstrual. Temos orgulho de sermos contemplados e de ter alunos envolvidos na conscientização de temas relevantes como estes”, citaram Maxmiriam e Adélia.
Com 340 alunas no Colégio Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira, a diretora Sônia Dias esclareceu que a campanha “irá reforçar o trabalho da escola de distribuir absorventes para estudantes e até familiares quando necessitam”.
Vale lembrar que o programa é dirigido a mulheres em situação de vulnerabilidade, tanto pelos equipamentos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, como através de outros órgãos da Administração Pública Municipal.