Itaperuna e Regiao

Dignidade Menstrual: Secretaria das Mulheres inicia programa de distribuição em escolas – Notícias de Itaperuna e Região

Foi lançada nesta quarta-feira (7), a edição 2025 da campanha do programa Dignidade Menstrual na rede municipal. As unidades municipais Colégio Maria Isabel Damasceno Simão e Colégio Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira foram contempladas com o kit que abrange panfletos e absorventes higiênicos. O objetivo é proporcionar aos estudantes acesso a absorventes e promover a conscientização sobre saúde menstrual. O ponto alto será na programação do dia 28 de maio, Dia Internacional da Dignidade Menstrual, voltado para promover a educação menstrual e reflexões quanto ao enfrentamento da pobreza menstrual.
Cerca de 5 mil kits serão distribuídos em toda a campanha. Nesta quarta-feira foi realizada a entrega de 1 mil kits no Colégio Maria Isabel e Escola Polivalente Anísio Teixeira. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, o Secretário de Educação, Mathias Mendes e a coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Jane Roriz. O cronograma de entrega segue este mês de maio junto aos diretores das escolas .
Segundo a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, a campanha é de suma importância para o município. “ É essencial esse material como folderes e absorventes chegar nas mãos das alunas da rede municipal. Além de ser voltado para saúde , o programa também tem a função social, pois possibilita acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual. Isso significa acesso a absorventes descartáveis durante o período menstrual. É muito bom ver a satisfação nas escolas. No dia 28 de maio haverá uma programação especial de encerramento junto às escolas, que ainda será divulgada”, salienta.
Já o Secretário de Educação, Mathias Mendes, esmiuçou que este trabalho é essencial para também contribuir com a frequência das alunas nas escolas. “ A proposta é primar pela saúde e higiene pessoal das estudantes. A carência no acesso a esses itens de higiene pessoal pode gerar desconforto e até ausência das meninas nas aulas e diversas atividades cotidianas da escola, mas diante deste programa essa questão é sanada”, pontua.
Durante a entrega simbólica, as alunas Sofia Emanuelle Ribeiro, Rochelli Nascimento, Vitória Justino e Ana Clara Orácio, do 8º ano, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão elogiaram a campanha. “ É muito bom ver este programa . Eu já passei pela minha primeira experiência de não ter material higiênico durante a menstruação e ter que ir embora da escola. Hoje, falo com colegas que temos que cuidar da nossa saúde, compartilhar itens como esses e ideias para melhorar nosso dia a dia. A dignidade menstrual se trata de vida e não de vergonha ou bullyng”, comentou Sofia..
A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Jane Roriz destacou que a ” iniciativa busca normalizar a menstruação e promover a conscientização sobre saúde menstrual. Com isso, a distribuição de absorventes visa reduzir a falta de aulas devido à falta de recursos para comprar absorventes “,.
Nos espaços escolares, as diretoras do “Maria Isabel”, Adélia Mattos e Maxmiriam Guijaro, além de Sônia Dias (Polivalente) receberam os kits e elogiaram a iniciativa”. Contamos com um total de 793 alunos. Desde total, 404 são meninas. Esse programa é de suma importância para mitigar questões referentes ao enfrentamento da saúde menstrual. Temos orgulho de sermos contemplados e de ter alunos envolvidos na conscientização de temas relevantes como estes”, citaram Maxmiriam e Adélia.
Com 340 alunas no Colégio Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira, a diretora Sônia Dias esclareceu que a campanha “irá reforçar o trabalho da escola de distribuir absorventes para estudantes e até familiares quando necessitam”.
Vale lembrar que o programa é dirigido a mulheres em situação de vulnerabilidade, tanto pelos equipamentos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, como através de outros órgãos da Administração Pública Municipal.
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.