Itaperuna e Regiao

ESF Morro de São Jorge realiza roda de conversa sobre hipertensão – Notícias de Itaperuna e Região

Profissionais da saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) Morro de São Jorge, realizaram nesta quinta-feira (24), uma roda de conversa em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial que será no dia 26 de abril com os pacientes que aguardavam atendimento.
A data, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
A gerente da unidade de saúde, a enfermeira Alessandra Felix, disse que a ação consistiu em conversar com os idosos que já possuem o diagnóstico de hipertensão.
“Abordamos sobre as maneiras de controle da pressão arterial, especialmente no que se refere à alimentação saudável para este grupo, destacamos também a importância do cuidado da saúde mental nesse contexto, tendo em vista que o estresse é um fator importante para o descontrole da pressão arterial, reforçamos também o uso das medicações contínuas, tendo em vista que estes idosos já faziam uso. Ouvimos deles seus maiores desafios em manter uma rotina de alimentação saudável e também sanamos dúvidas no uso das medicações”, explicou a gerente.
Outra ação sobre o assunto está marcada para acontecer na próxima terça-feira (29), às 9h, na Estratégia Saúde da Família (ESF), Centro.
Ao longo do mês demais unidades de saúde abordarão a temática em suas ações.
Participou da ação, além da gerente da unidade, Alessandra Felix; a nutricionista, Viviane Faustino; a assistente social, Daniela Alves e a psicóloga Lurcena Moreira Chaves.

Hipertensão – A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.