As aulas do o curso gratuito de T-HUET (Edital 4/2025) foram iniciadas nesta quinta-feira (24) e seguem até o mês de julho. Duas turmas inscritas no segundo edital se reuniram no Centro de Treinamento para participar do módulo oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Qualificação Profissional. Com atenção e muitas expectativas, alunos moradores de diversos pontos do município fizeram questão de se concentrarem diante das aulas teóricas e práticas. O curso é voltado para qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional e abrange treinamento de segurança e resposta a emergências para trabalhadores offshore, como os que trabalham em instalações e embarcações de petróleo e gás.
Antes de entrar nas piscinas de quatro metros de profundidade, os alunos receberam instruções específicas e passaram por aferição de pressão. Os participantes que sonham em ingressar na área offshore.
Do time feminino estava Liana Goiano.
“Sou enfermeira do trabalho, e estava precisando realmente fazer este curso para trabalhar embarcada. Estou muito satisfeita. Conseguir participar de um curso gratuito e excelente foi muito importante”, comentou.
Com brilho no olhar e esperança de um futuro promissor, o estudante João Pedro Oliveira de Souza, de 18 anos, já sonha com possibilidades.
“Vou concluir meu curso de Eletromecânica e com o curso de T-HUET e outro, em mãos, já me vejo trabalhando no mercado da área de petróleo”, pontuou.
Com cursos de saloneiro, taifeiro e CBPS, Gabriel Monteiro agradeceu a oportunidade.
“O curso é caro, mas de suma importância. Quando soube da inscrição, logo resolvi me cadastrar. Estou muito agradecido à Prefeitura, através da Qualificação Profissional”, comentou.
Durante as aulas, os instrutores Wellington Vieira, Robson Rubio, Fabrício Morra e Wagner Carvalho destacaram conteúdos aos alunos como prática de Técnicas de Escape de Helicóptero e métodos e procedimentos de Evacuação.
Presente no curso, a Secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira, ressaltou que este segundo edital da certificação gratuita em T-HUET foi um sucesso de procura.
“É muito satisfatório ver a alegria dos participantes. Foram oferecidas 1.408 vagas e até o final do ano temos outro edital para lançar com mais de 1.380 vagas. Nossa prioridade é atender o macaense, por isso neste período de inscrições conseguimos montar uma comissão de avaliação dos cadastros. A finalidade é proporcionar qualificação de qualidade, por isso estamos planejando outros cursos para o segundo semestre”, esmiuçou.
Aulas
Vale lembrar, que o programa de treinamento Tropical HUET (T-HUET) tem como foco preparar indivíduos que pretendem viajar de (e para) instalações ou embarcações offshore de petróleo e gás, por meio de helicóptero em um ambiente tropical, através de treinamento específico em requisitos de pré-voo e de voo.
Durante o treinamento, que segue o Código de Registro OPITO 5195, foram repassados conhecimentos básicos de resposta a emergências e as habilidades necessárias em caso de uma emergência envolvendo o helicóptero – com foco específico no escape de um helicóptero após um pouso não controlado e na utilização de técnicas para sobrevivência no mar