O encontro aconteceu no Gabinete, devido à impossibilidade da realização da celebração do Termo de Parceria, publicado no Diário Oficial, no dia 31/01/25, programado para acontecer nesta sexta-feira (11), no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária.
“Ratificamos que não houve compartilhamento de recursos patrimoniais nem transferência de recursos financeiros entre os partícipes, pois o presente acordo foi celebrado sem chamamento público, nos termos do art. 29 da Lei 13.019/2014”, explicou.
O Secretário Municipal de Educação, Matias Mendes da Silva, justificou que o motivo para o cancelamento da celebração da parceria foram as intensas chuvas na cidade que dificultaram a locomoção dos participantes até a Cidade Universitária, local programado para o evento.
Ele ressaltou a importância de um olhar diferenciado da rede para a parceria, e as expectativas para o início e implementação dos projetos na rede municipal de ensino.
A professora Orientadora Pedagógica, Débora Cardoso, reforçou sobre como os professores gostam de ouvir outros professores.
Já o representante do Instituto Ayrton Senna, Marcos Drummond, ressaltou que a implementação do projeto apresenta soluções que contribuirão para o desenvolvimento do município através do investimento na educação.
A coordenadora do Setor de Compras da Secretaria Municipal de Educação, Illana Pacheco, disse que o projeto foi iniciado, despertando o interesse de participação dos projetos, visto a gama de oportunidades oferecidas pelo instituto.
O coordenador do Setor de Planejamento de Compras, Rodrigo Nicolau, salientou sobre a importância do investimento em cultura e educação e frisou que a parceria com o Instituto Ayrton Senna não gerou custos para o município.
Já a Gerente de Ensino, Balade Ayala, ponderou que a parceria não pode ser de apenas um ano, mas que precisa ser ampliada a fim de dar continuidade no investimento em cultura e no direito dos estudantes. “As crianças sabem quando sabem e também sabem quando não sabem e isso interfere na autoestima baixa ou alta da criança”, acrescentou.
A coordenadora Ana Paula de Souza Colling relatou que a partir de maio estará mensalmente na cidade de Macaé, realizando visitas técnicas com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e implementação dos projetos.
O encontro foi encerrado e foi firmado um compromisso de ser remarcada uma nova data para celebração da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação.