Itaperuna e Regiao

Alunos da rede pública municipal de ensino assistem Soldados da Borracha no SESI – Notícias de Itaperuna e Região

Alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e da rede pública municipal de ensino estão assistindo ao monólogo “ARIGÓ – Soldado da Borracha”, cuja estreia foi realizada ontem dia 01, terça-feira, e prossegue em cartaz até sexta-feira, dia 4, às 20h no Teatro Firjan SESI Macaé, com sessões extras às 14h30 para estudantes.
O espetáculo é um monólogo que retrata a trajetória dos Soldados da Borracha – brasileiros enviados à Amazônia para extrair borracha durante a Segunda Guerra Mundial. Com texto e atuação de Ezequiel Vasconcelos, a peça mergulha no drama vivido por milhares de trabalhadores nordestinos que, iludidos por promessas do governo, enfrentaram condições extremas na selva amazônica. O espetáculo busca não apenas contar essa história, mas também provocar reflexões sobre memória, identidade e justiça social.
Arigó tem patrocínio da Brascabo Products & Services através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e apoio do Teatro FIRJAN – SESI de Macaé e da Secretaria Municipal de Cultura.
Presente na estreia, a secretária municipal de cultura, Waleska Freire, disse que a apresentação é mais um marco cultural para Macaé, valorizando a história brasileira através do teatro. “O monólogo traz à cena uma história esquecida da Segunda Guerra Mundial e promete emocionar o público. O ator é formidável”.
O Teatro Firjan SESI Macaé fica na Rua Alameda Etelvino Gomes, 155, na Riviera Fluminense. Os ingressos estão disponíveis através da plataforma SYMPLA: R$20,00 (inteira) – R$10,00 (meia).

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.