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Escolas municipais celebram o Dia Mundial da Síndrome de Down nesta sexta – Notícias de Itaperuna e Região

Escolas municipais da área central, bairros e região serrana encerraram nesta sexta-feira (21), a programação do Dia Mundial da Síndrome de Down, que é celebrado nesta sexta-feira (21). A estimativa é que o Brasil registra uma média de 300 mil pessoas com a síndrome.
Os debates, palestras, apresentações e atividades voltadas para a data tem como objetivo e incentivar a reflexão sobre a inclusão e os desafios das pessoas com Síndrome de Down. A Escola Municipal de Educação Infantil Elea Tatagiba de Azevedo foi uma das unidades que promoveu a programação marcada por conscientização, emoção e reflexões. A garotada na faixa de dois a cinco anos participou de exposições especiais e outras ações que foram elaboradas pelos professores do espaço escolar.
Presente, o Secretário de Educação, Robério Fernandes pontuou que “esta uma data que reforça a importância do respeito, da igualdade de oportunidades e do reconhecimento das capacidades e contribuições dessas pessoas para a sociedade, dedicada à conscientização, inclusão e valorização das pessoas com síndrome de Down. Um dia criado pela ONU, simboliza a trissomia do cromossomo 21 (3/21)”, destacou.
Já o Secretário Adjunto de Educação Básica, Matias Mendes, fez questão de saudar a todos e citou a importância da inclusão. “Hoje celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data relevante para promover a inclusão, valorizar a diversidade e reconhecer as habilidades únicas de cada pessoa com Síndrome de Down. Mais do que conscientizar, é um momento de reforçar que todas as pessoas merecem oportunidades, respeito e amor. Vamos juntos construir um mundo mais inclusivo, onde as diferenças sejam celebradas e cada pessoa possa brilhar do seu jeito A inclusão na educação, no mercado de trabalho e na vida social é fundamental para garantir oportunidades reais e combater estereótipos”, comenta
Junto à equipe da pasta, a Gerente de Saúde do Escolar, Janiane Nunes salientou a importância da conscientização. “É preciso entender que, mais do que um dia de reflexão, é um chamado para a construção de um mundo mais inclusivo e acessível para todos. Esse evento de inclusão nas escolas é muito importante para promover a socialização e interação de nossas crianças. O diferente pode ser divertido”, ressaltou.
Os estudantes da ‘Elea Tatagiba’ se integraram e participaram de atividades lúdicas específicas sobre o tema. Entre eles estava Ana da Silva, de quatro anos, que fez questão de mostrar a pintura que fez quanto ao assunto. “Durante o mês de março, nossas crianças vivenciaram momentos de aprendizado sobre a Síndrome de Down através de interações e brincadeiras. Nossa intenção é despertar em toda a comunidade escolar o respeito e amor pelas diferenças reconhecendo o valor de cada indivíduo”, explicou a diretora geral, Flávia de Mattos Viana Corrêa acompanhada da adjunta, Joelma Prata
O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas e “Down”, refere-se ao sobrenome do médico pediatra inglês John Langdon Down, primeiro a descrever clinicamente a associação dos sinais característicos das pessoas com SD, em 1866.
A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os que apresentam a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.
No Brasil a data foi instituída pela Lei nº 14.036/2022 que, em seu parágrafo único estabelece: “Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down são incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade”.
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.