Itaperuna e Regiao

Cinema do Solar dos Mellos exibiu 'A memória que me contam' – Notícias de Itaperuna e Região

O filme “A memória que me contam”, de 2013, dirigido por Lucia Murat, foi exibido na noite desta quarta-feira (19), no Solar dos Mellos, no projeto “Cinema Comentado”. A obra retrata a história de um grupo de amigos que resistiram à ditadura militar, junto com seus filhos, enfrentando o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado, enquanto se reúnem num hospital porque um deles está na UTI. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistiram à apresentação.
“A memória que me contam” é um drama sobre utopias derrotadas, ação direta, comportamento sexual e construção de um mito. “O tema foi pensado tendo em vista o relevante papel do filme brasileiro ganhador do Oscar, ‘Ainda estou aqui’. Os filmes escolhidos neste mês foram realizados durante a segunda década do século XXI, representando a forte produção que questiona onde estamos e mostra a resistência na luta por justiça histórica”, disse curador do projeto, Gerson Dudus
Inspiradas no Mês da Mulher, todas as produções têm a direção assinada por mulheres cineastas em longas nacionais que emocionam, impactam e fazem refletir. Na próxima quarta-feira (26), encerrando a programação, o Solar exibe “A Torre das Donzelas”, de 2018, com o relato de mulheres que foram presas na década de 70, detidas no Presídio Tiradentes, em São Paulo. O nome faz menção a como era conhecido popularmente o cárcere compartilhado por mulheres durante a ditadura.
Toda a programação oferecida pelo Solar é gratuita. Os interessados em levar grupos ou ter mais informações, podem entrar em contato pelo telefone 22-2759-5049. O endereço é Rua Conde de Araruama, 248, Centro.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.