A reformulação do Mapa do Turismo, conduzida pelo Ministério do Turismo, substituiu as antigas categorias (A a E) por classificações mais alinhadas às vocações locais, como “municípios turísticos”, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e da Nova Lei Geral do Turismo. Essa mudança valoriza destinos como Macaé, que agora se destaca ainda mais pela ênfase em sustentabilidade, planejamento estratégico e desenvolvimento regional.
“Hoje, o setor não é impulsionado apenas pelos negócios. Macaé combina atrativos naturais encantadores, como praias, montanhas e biodiversidade, com lazer de qualidade para moradores e visitantes. Permanecer na categoria máxima do Mapa do Turismo reafirma o papel de nossa cidade como destino turístico relevante, capaz de oferecer experiências únicas e promover a qualidade de vida de todos”, destacou o secretário de Turismo, Leo Anderson.
O novo mapa estabelece metas ambiciosas, como o aumento de viagens nacionais e internacionais, geração de empregos no setor e fortalecimento da economia local. Para integrar o Mapa do Turismo, municípios precisam cumprir critérios específicos, como manter um Conselho Municipal de Turismo ativo, possuir prestadores cadastrados no Cadastur e uma secretaria ou departamento de Turismo bem estruturado.
“Macaé tem investido no turismo de qualidade. Com essa nova classificação, o município consolida a sua posição como destino estratégico e diversificado, ampliando sua relevância no cenário nacional e internacional e se alinhando às demandas modernas do turismo no Brasil”, concluiu o secretário.