“Boas práticas em manipulação de alimentos são o conjunto de regras e medidas que devem ser adotadas e seguidas pelos prestadores de serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade de higiene e segurança dos alimentos e a conformidade das unidades de produção com a legislação sanitária”, afirmou.
Segundo o secretário de Pesca, Lucas Jardim, as iniciativas de capacitação são fundamentais para assegurar que os consumidores tenham acesso a produtos de qualidade e que atendam às normas sanitárias. “Durante a Semana Santa, o aumento na demanda por pescados é significativo, e é crucial que todos os trabalhadores do setor estejam bem informados sobre as melhores práticas de manipulação e conservação. Isso protege a saúde pública e valoriza o trabalho dos nossos pescadores e comerciantes”, destacou.
Lucas Jardim também ressaltou que a parceria entre as secretarias é um passo importante para fortalecer a segurança alimentar. “Estamos comprometidos em promover ações que garantam a segurança dos produtos que oferecemos à população. A capacitação é um investimento no futuro do mercado e na saúde dos consumidores”, concluiu.
Os donos de bancas do Mercado de Peixe, Francisco Correia, o Kim Pescado e Márcio Arnaldo, que trabalha com peixes há 40 anos, participaram da capacitação e enfatizaram a importância deste tipo de palestra. “Vendo dourado, badejo, cherne e outras espécies de peixe há anos e é muito positiva essa iniciativa porque endossa o que podemos usar, o que não podemos”, disse Francisco.
– A capacitação sobre boas práticas em manipulação de pescados é fundamental para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos que oferecemos à população – assinalou Márcio Arnaldo.
Os donos das bancas obtiveram conteúdo sobre a quem se aplicam as boas práticas em manipulação de alimentos, contaminação, microrganismos, contaminação cruzada, higienização, temperatura, cuidado dos trabalhadores, higiene dos manipuladores, boas práticas de higiene pessoal, controle de pragas e vetores, água potável, responsabilidades, principais irregularidades e parceria.