Itaperuna e Regiao

Prefeitura Municipal de Macaé


A Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos inicia mais uma fase do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que visa garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os servidores da prefeitura. O Rh, por meio do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), vai realizar a inspeção de segurança do trabalho e análise de controle de risco ocupacional em todas as secretarias e unidades municipais. A ação tem como base o Manual de Boas Práticas e será emitido laudo e encaminhado aos gestores das pastas.


O secretário de RH, Aristófanis Quirino, disse que o objetivo é padronizar as práticas de inspeção e promover a prevenção de acidentes, redução de riscos e a proteção dos servidores municipais nos ambientes de trabalho. A inspeção será realizada pela equipe técnica RH/Sesmt especializada em segurança do trabalho.

Serão avaliadas as condições de segurança para identificar e mitigar riscos ocupacionais que possam comprometer a saúde e segurança dos servidores; verificados equipamentos e estruturas para garantir que os locais de trabalho estejam em conformidade com as normas de segurança vigentes; haverá controle para analisar e combater possíveis riscos biológicos como a presença de agentes nocivos ao ambiente de trabalho; e o cumprimento das normas regulamentadoras a fim de identificar possíveis não conformidades e promover ajustes necessários para melhorar as condições laborais.

“Este mapeamento será feito de forma inédita nas repartições públicas e apontará os riscos no ambiente de trabalho e as soluções. O benefício será a prevenção de acidentes e doenças para um ambiente mais seguro e saudável para todos os servidores”, destacou Aristófanis.

Na sexta-feira (14), o secretário realizou nova reunião com o coordenador do Sesmt, Antônio Terra, e a médica Lívia Selem, que atua no Sesmt, para definirem os próximos passos do cronograma de trabalho.

“É importante averiguarmos a necessidade de qualquer ajuste que precisa ser feito nos locais de trabalho a fim de evitar acidentes e doenças ocupacionais”, observou Lívia Selem. O secretário Aristófanis concluiu: “Essa ação é fundamental para um melhor resultado das políticas públicas voltadas para os servidores em seus locais de trabalho”.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.