Itaperuna e Regiao

Bloco “De perto ninguém é normal” reunirá pacientes, familiares e comunidade na Praça Veríssimo de Melo

Nesta quarta (26), a partir das 9h, a Praça Veríssimo de Melo vai ganhar um colorido especial, ao receber o bloco “De Perto Ninguém é Normal”, que desde 2011 – durante o período carnavalesco – atua com o objetivo principal de informar e promover a conscientização sobre saúde mental. A concentração e o ponto de partida acontecem no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD Porto, que fica na Avenida Agenor Caldas, 291, Imbetiba.

A gerente de Saúde Mental, Lorrane Pinheiro Moreira Ferreira, acredita que a ação é fundamental para ampliar e reforçar a importância de cuidar da saúde mental, considerando a relevância do tema e o impacto positivo que a conscientização sobre saúde mental pode gerar na comunidade. Segundo ela, esse é um momento de interação entre os pacientes com a praça e fortalecimento de vínculos com a comunidade.
Todos os anos, o bloco reúne pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Betinho, ligado à secretaria de Saúde. Seja por meio de máscaras, marchinhas de Carnaval ou a presença do Boi Pintadinho, as atividades rendem momentos de alegria e bem-estar na programação carnavalesca, que conta, ainda, com a participação de familiares, amigos e profissionais de saúde.
Além do Caps AD e do Núcleo de Saúde Mental, a programação envolve, também, o Caps III Betinho, o Caps Infantil (Capsi), Coletivo Ivone Lara (com o bloco ‘De perto, ninguém é normal’), outros programas também se unem para promover o encontro que reúne autistas, esquizofrênicos e portadores de outras deficiências.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.