NOTÍCIAS

Subprefeitura dos Grandes Complexos e Comlurb reforçam ordenamento do descarte de lixo em comunidades – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

niciativa tem como objetivo evitar lixo espalhado pelas ruas – Divulgação/Prefeitura

A Subprefeitura dos Grandes Complexos, em parceria com a Comlurb, está reforçando o ordenamento do descarte irregular de lixo em comunidades. O trabalho teve início no Parque Proletário, no Complexo da Penha, onde estão em andamento as obras para a implantação de um ecoponto na Estrada José Rucas.

No local, serão instaladas duas caixas compactadoras de 15 m³, destinadas ao lixo domiciliar, além de duas caixas metálicas multiuso de 5 m³, que irão receber entulhos, bens inservíveis e galhadas. Os novos equipamentos vão evitar que o lixo seja espalhado em vias públicas, além de agilizar a coleta e torná-la mais eficiente, ajudando a manter as ruas limpas, promovendo mais dignidade e reforçando o compromisso da Prefeitura do Rio com a qualidade de vida da população.

– Identificamos o agravamento do descarte irregular de resíduos em comunidades de baixa renda e essa é uma de nossas prioridades a serem enfrentadas para que o lixo seja levado para os pontos permitidos. Nosso objetivo é reduzir os impactos negativos à saúde pública, evitar a proliferação de ratos e insetos, além de prevenir alagamentos em consequência do entupimento de bueiros, a contaminação das águas e o assoreamento dos rios – ressaltou a subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha.

Já no Complexo do Jacarezinho, após uma vistoria técnica da Subprefeitura dos Grandes Complexos, junto com líderes comunitários e a Comlurb, foram instalados quatro novos contêineres de lixo na Rua Viúva Cláudio, próxima à localidade conhecida como Buraco do Lacerda.

A área, que passou por uma limpeza com jatos de água, recebia uma grande quantidade de lixo despejado diariamente às margens da via, disseminando mau cheiro e atrapalhando a circulação de pessoas e de veículos. Outros lugares do Jacarezinho estão em estudo para receber equipamentos destinados ao armazenamento de lixo de forma adequada.

– Este ano vamos investir no melhor ordenamento de resíduos nas comunidades, com ampliação da distribuição de contêineres de grande capacidade – afirmou o presidente da Comlurb, Jorge Arraes.

A Subprefeitura dos Grandes Complexos e a Comlurb prosseguirão com as vistorias em favelas para a chegada de novos equipamentos, incentivando, cada vez mais, os moradores a adotarem o hábito saudável de jogar lixo em local apropriado.

Categoria:

  • 22 de fevereiro de 2025
  • Marcações: Comlurb comunidades descarte de lixo limpeza Prefeitura do Rio Subprefeitura dos Grandes Complexos

    Thiago Reis
    Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.