NOTÍCIAS

Saúde intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

Saúde intensifica ações de combate ao mosquito da dengue




O combate ao Aedes Aegypti segue como prioridade em Nova Iguaçu. Na última semana, a Superintendência de Vigilância Ambiental (SUVAM) em Saúde fez mais uma ação para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) revelam que, em 2025, a cidade tem 153 casos de dengue notificados e 21 confirmados.

Durante a ação, os agentes de combate às endemias realizaram visitas domiciliares e inspeções em ferros-velhos na região de Moquetá. Eles orientaram os moradores sobre a importância de eliminar locais que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito, além de identificar e remover possíveis focos. A atividade também teve caráter educativo, visando aumentar a conscientização da população.

“Nossos agentes de saúde estão trabalhando diariamente para orientar a população, realizando inspeções em depósitos e outras áreas que podem se tornar focos do mosquito. Se cada um fizer a sua parte por dez minutos, eliminando possíveis focos, conseguiremos reduzir o número de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya”, destaca o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Em Nova Iguaçu, as ações de combate à dengue envolvem três estratégias: o tratamento focal, perifocal e o uso do carro fumacê. A primeira fase consiste em visitas domiciliares para a aplicação de larvicida e eliminação de focos. A segunda etapa envolve ações em áreas maiores, com o uso de borrifadores adulticidas em locais como borracharias, ferros-velhos e depósitos. O carro fumacê é empregado em regiões com maior número de casos, onde o inseticida é aplicado para reduzir a proliferação de mosquitos e minimizar seus focos.

O reciclador e morador do bairro Moquetá, Leandro Martins de Castro, 47 anos, agradeceu ao trabalho que a Prefeitura vem fazendo no bairro. “Eu, que trabalho com reciclagem, sei bem como a água pode juntar em vários lugares, por isso procuro sempre cuidar de tudo e nunca deixar acumular. No meu quintal, por exemplo, eu faço toda uma limpeza”, finalizou Leandro.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.