NOTÍCIAS

Prefeitura promove ações de mobilização contra a dengue

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

O trabalho de combate ao Aedes aegypti é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos ao longo do ano inteiro, mas na próxima semana o município vai intensificar as ações em uma mobilização do Governo do Estado de São Paulo.

As atividades serão realizadas de segunda-feira (11) a quinta-feira (14) em diversos estabelecimentos. A ação nesta época é considerada essencial para prevenir e conscientizar a população sobre a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Serão realizadas ações educativas em escolas municipais, com apresentação de teatro de fantoches, stands informativos e jogos. Bem como a conscientização de colaboradores de organizações públicas e privadas, como os agentes da Defesa Civil, tendo em vista o período de chuvas e o início da operação verão.

As atividades de rotina também acontecerão normalmente, como à realização de arrastões contra dengue, controle de criadouros e nebulização costal. A programação acontece diariamente e está disponível no site da Prefeitura.

Vacinação

A Prefeitura também reforça a importância da vacinação como forma de prevenção. A vacina está disponível na rede pública municipal desde o dia 7 de maio para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.

Atualmente a cobertura vacinal está em 20,23% para a 1ª dose e apenas 6,44% para a 2ª dose. A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue.

Em São José dos Campos, todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar o público-alvo.

Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.

Participação de todos

É essencial a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, deixando-os entrar na casa para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Eles estão trabalhando para garantir a saúde de todos. Conheça os agentes.

Caso identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do transmissor da dengue, entre em contato pela central 156 (telefone, site e aplicativo).

Cuidados

Ações em casa para evitar criadouros

• Elimine pratos de vasos de planta e recipientes que sejam possíveis criadores criadouros, como latas, cascas de ovos e tampas de garrafas
• Mantenha vedados tanques, caixas d’água, cisternas, tambores, ralos e outros reservatórios
• Conserve canaletas e calhas desobstruídas
• Lave e escove bebedouros de animais no mínimo uma vez por semana

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.