ENTRETENIMENTO

Dia de Finados leva 45 mil pessoas aos cemitérios públicos municipais de Sorocaba – Agência de Notícias

Por MRNews

Fotos: Eduardo Santinon

Os quatro cemitérios públicos municipais de Sorocaba tiveram ações especiais para acolher quem foi prestar condolências e homenagens aos seus entes queridos, neste Dia de Finados (2). Conforme o esperado, ao todo, cerca de 45 mil pessoas passaram pelos cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) ao longo do dia, das 8h30 às 16h30. Tanto as equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), como de Mobilidade (Semob) e de Segurança Urbana (Sesu), não registram ocorrências significativas nesses pontos.

A segurança nos acessos e no entorno de cada cemitério foi feita pela Guarda Civil Municipal (GCM), enquanto agentes de trânsito da Semob organizaram o fluxo de veículos e coibiram irregularidades de trânsito. E está mantida a programação de liberar ao tráfego de veículos as vias interditadas nos arredores dos cemitérios, a partir das 18h deste sábado.

“Está tudo muito bem organizado e limpo por aqui. E o movimento de pessoas também está bem tranquilo. Aproveitamos o horário da manhã, pois geralmente é melhor nesse sentido”, disse a aposentada Célia Regina da Silva Delbage, 60 anos, acompanhada do marido, o autônomo Celso Luís Delbage, 59 anos, no Cemitério da Consolação.

Do lado de fora do mesmo cemitério, em meio dia de trabalho, o comerciante José Roberto, 55 anos, já se dava por satisfeito: “O vai e vem de pessoas está tranquilo, mas já vendi cerca de 100 vasos, dos 150 que trouxe. Está ótimo!”, comemorou.

Nos quatro cemitérios, a Serpo disponibilizou equipes adicionais para auxiliar os visitantes na localização das sepulturas e na prestação de demais esclarecimentos. “A principal dúvida mesmo era sobre a localização das sepulturas. Teve gente que perguntou acerca de obras nos túmulos, que estarão autorizadas novamente a partir deste domingo (3)”, adiantou o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa. 

Os munícipes, inclusive, podem consultar a localização exata da sepultura pelo endereço eletrônico: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados, ou buscar informações diretamente na Administração de cada cemitério. “Eu não tenho esse problema, Sei direitinho onde é o túmulo de meus familiares. Eu mesmo conserto e mantenho limpo. Aliás, todo o local aqui está bem cuidado”, disse o aposentado Rafael Botelho Pedroso, 75, quando deixava o Cemitério da Saudade.

Outros serviços disponíveis na entrada dos quatro cemitérios públicos eram: aferição de pressão, exames de glicemia e orientações à população, por equipe especializada de saúde. Ao passo que as duas empresas funerárias da cidade, Ossel e Ofebas, realizaram atividades gratuitas, em parceria com o Poder Público, como distribuição de mudas. Pela manhã, violinistas e saxofonistas contratados pela Ofebas recepcionaram os visitantes na portaria principal de cada cemitério.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.