NOTÍCIAS

Museu do Folclore recebe mais de 9.600 pessoas em 4 meses

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O número de frequentadores do Museu do Folclore de São José dos Campos (entre visitantes e participantes de atividades) chegou a 9.668 nos últimos 4 meses. Em abril, foram 1.908, a maior parte de pessoas que visitaram as exposições de longa duração e a nova exposição temporária, “Nos Braços do Violeiro”.

Entre os 911 visitantes de abril, 837 conheceram as exposições de forma espontânea e 74 por agendamento prévio. Destes, 551 eram de São José, 268 de outros estados e municípios e 18 do exterior (Argentina, Áustria, EUA, Itália, México, Portugal, Síria, Suíça e Venezuela).

Alunos do Senac de SJC durante visita | Foto: Divulgação

As demais pessoas registradas no mês utilizaram a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni (52), frequentaram a brinquedoteca (42) e participaram de atividades como o Museu Vivo (735), Terças com Museologia (69, de forma digital), curso do Sisem – Sistema Estadual de Museus (27) e capacitação de monitoria (72).

Exposição temporária

Yuri Garfunkel fala sobre a exposição | Foto: Divulgação

A exposição temporária, inaugurada no dia 28 de abril, segue aberta até 25 de maio. Neste período, a mostra foi integrada a outros projetos como o Museu Vivo, Dialogando sobre o Folclore e 22ª Semana de Museus (que será encerrada domingo, dia 19).

Nesta data, o Museu do Folclore exibirá gratuitamente, as 15h, o curta-metragem “Xangri-lá – A história de Quinzinho Viola”, que faz parte das atividades previstas no projeto da exposição temporária.

O encontro reunirá o protagonista Joaquim Inácio Filho (Quinzinho Viola), o diretor Mário de Almeida, o roteirista Rogério Faria e o artista visual, músico e educador Yuri Garfunkel, que documentou e ilustrou o filme.

Quinzinho Viola, protagonista do curta | Foto: Divulgação

Visitas

As visitas às exposições podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do Museu do Folclore, por meio deste link.

Os espaços da biblioteca e brinquedoteca estão fechados para manutenção até o dia 26 de maio. Neste caso, os atendimentos presencias vêm sendo feitos na varanda do prédio das exposições.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é realizada pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

(12) 3924-7354 ou (12) 3902-5991 (Setor Administrativo)

www.museudofolclore.org   


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *