NOTÍCIAS

São José amplia atividades de conscientização sobre autismo

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos encerrou, nesta terça-feira (30), as atividades especiais de abril sobre a importância da inclusão e do respeito à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Durante a manhã, teve roda de conversa na Casa de Cultura Júlio Neme, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte da cidade.

Foi mais uma iniciativa da campanha “Lugar do autista é em todo lugar” e integra a série de atividades de conscientização e sensibilização sobre o tema desenvolvidas em abril, mês de conscientização do autismo.

As ações são constantes, sendo realizadas pela Prefeitura o ano todo.

Domingo no parque

No último domingo (28), a ação especial foi realizada no Parque Vicentina Aranha, durante as comemorações pelo centenário do espaço público que é um dos principais centros de lazer do município.

Munícipes que estiveram no local elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

“Ter eventos inclusivos para os autistas é muito importante para o desenvolvimento e a convivência com outras crianças. Meu filho, que quase não conseguia ficar em lugares cheios, hoje convive muito bem e se relaciona com todos”, disse a assistente de Recursos Humanos Michelle Magalhães, que tem 37 anos e é mão de Joaquim Lucca, criança de 4 anos que tem TEA.

“Estes eventos e ações são de extrema importância, pois ainda há muitas pessoas que não sabem e não entendem o que é o autismo. Esses eventos promovem inclusão e garantia dos direitos”, afirmou Kailane Sousa, que tem 19 anos e é profissional da área de apoio.

Parceria

Durante todo o mês de abril, foram realizadas capacitações de servidores de diversas secretarias municipais e de conselheiros tutelares. 

Ações de conscientização e sensibilização também foram promovidas no Parque Santos Dumont, no Terminal Rodoviário Central, na ECO (Estação Conexão de Ônibus) do Campos de São José, nos Cras Eugênio de Melo e Jardim Mariana 2, na região leste, Dom Pedro 1º e Anhembi, na região sul, e Jardim Pernambucano, na região sudeste,

Também foram desenvolvidas atividades especiais no Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo), entidade parceira da Prefeitura e que atende 222 famílias de pessoas com TEA com ações nas áreas de saúde e social.

“As ações de conscientização desempenharam um papel fundamental e são de vital importância, pois ajudam a aumentar a conscientização sobre o transtorno, promovem a inclusão social e proporcionam suporte necessário para as pessoas com autismo, bem como para seus familiares”, disse o gerente técnico do Gaia, Carlos Eduardo Teodoro Vieira.

Assistência

São José possui uma ampla e estruturada rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada pela Prefeitura. O planejamento e a execução dessas políticas públicas visam garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para essa população.

A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.

O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.

Carteira de Identificação

Já a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) tem sido mais uma ferramenta de inclusão social. O documento facilita a identificação desse público, garantindo os direitos e o atendimento prioritário.

Desde o início da ação, em 2021, foram fornecidas 1.800 carteirinhas. iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.

A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) no ícone Prefbook.

O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.

Todas as ações da Prefeitura são fundamentais. Afinal, autismo não se cura. Autismo se comprende para fazer um mundo melhor com os autistas e para eles.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *