NOTÍCIAS

Zoo de Sorocaba tem programação especial para celebrar o Dia da Anta e o Dia da Conservação dos Anfíbios – Agência de Notícias



25 de abril de 2024

11:32

Por: Mariana Campos

 

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderão participar, neste domingo (28), das 9h às 13h30, de uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Anta (27 de abril) e o Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios (28 de abril), com exposição e atividades educativas e lúdicas, em frente ao serpentário do Zoo.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros”, além do lazer proporcionado ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Durante a programação especial, os visitantes poderão conhecer mais sobre as antas e sobre os anfíbios em uma exposição, além de contar com oficina de pintura de desenhos, oficina de origami de sapo, carimbo de pegada de anta e as atividades “descubra o que tem na caixa surpresa” e “veja a anta”.

A anta é um animal bastante esperto, que cumpre um papel fundamental ao plantar novas árvores. Isso ocorre por meio de sua alimentação, somente de plantas e frutos, dispersando sementes, principalmente de espécies que possuem frutos grandes, ou seja, que só elas conseguem comer e “semear”. Por esse motivo, as antas são consideradas “jardineiras” das florestas.

No Brasil, existem dois tipos de anta. A anta-comum (Tapirus terrestris) habita quase todo o Brasil e é considerada vulnerável à extinção, em razão da destruição das florestas, da caça e dos atropelamentos em estradas. A outra espécie de anta brasileira, conhecida como anta-pretinha (Tapirus kabomani), foi descoberta em 2013 e habita a Amazônia.

Já o grupo de animais chamado “anfíbios” é composto por sapos, rãs, pererecas, cecílias e salamandras, inclusive axolotes. O Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios foi criado para alertar as pessoas sobre a necessidade de preservação desses animais, que estão muito ameaçados de extinção na natureza. Eles exercem um importante papel como indicadores da qualidade do ambiente onde vivem, além de ajudarem a controlar a quantidade de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Em todo o mundo existem mais de 8.400 tipos diferentes de anfíbios, sendo que cerca 3.300 deles estão correndo o risco de desaparecerem para sempre do nosso planeta. Uma das principais ameaças para estes animais, que tanto nos ajudam a controlar mosquitos e outros insetos, é o aquecimento do nosso planeta. E tudo isso e muito mais pode ser aprendido, de forma lúdica e divertida, durante a programação.

Para participar, não há necessidade de inscrição prévia. O Zoológico Municipal de Sorocaba está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *