NOTÍCIAS

Autismo Run reúne mil corredores na Orla em prol da conscientização e inclusão no maior circuito do Nordeste

Domingo ensolarado e de corrida de rua, como é de costume em João Pessoa, mas esse com um sabor especial. É que a primeira edição da Autismo Run, maior prova inclusiva do Nordeste, levou aproximadamente mil corredores para a Orla pessoense neste domingo (14), com percursos de 3km, 5km e 10km, além de 200 metros, para as crianças – a Kids Run.  

O prefeito Cícero Lucena, que recentemente ganhou o prêmio Orgulho Autista Brasil, fez questão de participar da competição. “João Pessoa demonstra, mais uma vez, sua visão e compromisso de ser uma cidade com qualidade de vida, solidária e inclusiva. Uma festa belíssima para consolidar a cidade como a capital do esporte saudável”, comemorou Cícero Lucena, que estava acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena.  

A prova, que teve como objetivo despertar as pessoas sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e proporcionar a inclusão dos corredores da Capital, foi organizada pela Associação de Corredores de Pernambuco (Acope) e pela Associação Paraibana de Autismo (APA), com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa.  

O evento promoveu conscientização, desconstruiu preconceitos e reuniu atletas e entusiastas da corrida em uma manhã de muita alegria e solidariedade. Logo nas primeiras horas do dia, tanto a turminha quanto os demais corredores, repletos de disposição, mostraram que podem estar onde desejarem, estreitando laços – principalmente – entre os autistas.  

“Oferecemos vários serviços para adultos e crianças, como atividades de recreação, saúde, conhecimento e entendimento geral sobre o autismo”, explicou Juliano Sucupira, secretário executivo de Juventude, Esportes e Recreação da Capital.  

O sucesso dessa edição inclusiva apresentou ao público presente, também, o trabalho exercido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) que, há dois anos e meio, executa o projeto Somos Capazes – Tardezinha Inclusiva, com a animação do Grupo ‘Tá Blz’. Foram arrecadados fundos para apoiar programas e instituições que oferecem suporte a pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias; os alimentos arrecadados serão doados à Associação Paraibana de Autismo.  

Resultados 5km – Feminino

  1. Maria dos Santos Pereira
  2. Giovanna Carvalho Moura
  3. Eryka da Silva Santos

 5km – Masculino

  1. Daniel Isidoro Santos
  2. Paulo da Silva Moura
  3. Francisco Henrique dos Santos 

 10km – Feminino

  1. Ayana Santos
  2. Ana Michele
  3. Maria Angélica da Silva Monteiro

10km – Masculino

  1. Jardel dos Santos Silva
  2. Denilson Pontes Marculino
  3. Carlos Roberto de Oliveira

Cuidado – A Prefeitura de João Pessoa desenvolve o aprendizado de 1.171 crianças autistas na Rede Municipal de Ensino, que contam com 950 cuidadores. Dependendo da especialidade de cada criança, o profissional pode acompanhar um ou mais de um estudante autista.  

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *