NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Minas Gerais presidirá o Conselho Nacional dos Chefes das Casas Militares

O Primeiro Seminário Nacional de Segurança e Inteligência Governamental, realizado pelo Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, resultou na criação do Conselho Nacional das Casas Militares, que estabelece estratégias e soluções inovadoras para garantir a segurança e a governabilidade de autoridades públicas em todo país. O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, chefe do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais, foi eleito presidente do Conselho por unanimidade.

O evento, realizado nestas terça e quarta-feira (26 e 27/3), recebeu mais de 500 pessoas, entre eles representantes de 24 estados brasileiros.

O Conselho Nacional das Casas Militares, criado no seminário, visa aproximar as instituições e fortalecer a representatividade e sua atuação. A proposta inicial de estatuto foi apresentada e está em análise para publicação após aprovação pelos estados.

O presidente do conselho, coronel Frederico, destacou como próximo passo a delimitação de um plano estratégico de atuação. 

Os representantes estaduais integrantes expressaram apoio à iniciativa, destacando a importância do conselho para certificar e elevar o nível técnico das atividades das Casas Militares em todo o país.

O major André dos Santos Evangelista, chefe de Gabinete da Casa Civil do Amazonas, enfatizou a relevância do conselho na padronização e integração das instituições. “Essa iniciativa vai promover o fortalecimento de nossas entidades e a melhoria dos serviços”, afirma. 

Em apoio ao colega, o coronel Luciano Chaves Boeira, do Rio Grande do Sul, também manifestou satisfação com a criação do conselho e parabenizou Minas Gerais pela iniciativa em criar o Seminário Nacional de Segurança e Inteligência Governamental. 

“O evento foi extremamente engrandecedor, com palestras diversas e muito bem ministradas. Acredito que o conselho será essencial para garantirmos a união entre as Casas Civis”, reitera.

Para o coronel PM Elvis Murilo Lau de Azevedo do Amapá, “o conselho será de suma importância para a integração de informações e busca de melhores soluções”. Já o tenente-coronel Cleverson Biagini Moraes, representante do chefe da Casa Militar do Estado do Paraná, agradeceu pelo convite e também ressaltou a importância da iniciativa “como uma forma de garantir a união dos órgãos em território nacional”.

Sobre a importância do Primeiro Seminário Nacional de Segurança e Inteligência Governamental, o presidente do Conselho, coronel Frederico, chefe do Gabinete Militar do Governador em Minas Gerais, finalizou destacando a importância da integração entre as forças de segurança do país para a garantia da estabilidade do sistema. 

“Este evento marca não apenas o início de uma nova etapa para as Casas Militares, mas também um marco na cooperação interinstitucional para garantir a estabilidade e o funcionamento adequado das estruturas políticas em nível estadual e nacional”, finalizou o presidente do Conselho, coronel Frederico. 

Conheça a direção do Conselho Nacional das Casas Militares:

Presidente: cel Carlos Frederico Otoni Garcia, chefe do Gabinete Militar de Minas Gerais;

1º Vice-Presidente: cel Luciano Chaves Boeira, chefe da casa militar do Rio Grande do Sul;

2º Vice-Presidente: cel Anailton Maurício Costa, chefe da casa militar da Bahia;

1º Secretário:  cel Luiz Carlos de Alencar, chefe da casa militar de Goiás;

2º Secretário: cel Osmar Vieira da Costa Junior, Casa Militar do Pará. 

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *