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Procon-JP divulga Cadastro de Reclamações e registra 4.940 processos administrativos finalizados

O número de processos finalizados pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa em 2023 chega a 4.940, conforme consta no Cadastro de Reclamações Fundamentadas relativo ao ano passado. A divulgação do relatório, que é realizada simultaneamente pelos procons de todo Brasil, faz parte das comemorações do Dia Mundial do Consumidor, festejado neste dia 15 de março.  

O número total de atendimentos do Procon-JP em 2023 alcançou 15.523 consumidores, sendo 9.859 realizados de forma presencial e 5.664 através do WhatsApp 98665-0179. O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, Rougger Guerra, informa que, desse total, 12.090 foram de aberturas diretas de reclamação, 2.765 consultas e orientações diversas e 668 denúncias. “Além dos números citados, o Procon-JP registrou 7.569 audiências de conciliação, 5.641 cartas e 359 telefones”.   

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contém todos os processos administrativos que foram encerrados no período de janeiro a dezembro do ano anterior, considerando os acordos em todas as instâncias, além dos casos em que não houve o atendimento da demanda do consumidor. A íntegra do documento está disponível no site proconjp.pb.gov.br.  

Lei – O artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) determina que os organismos públicos de defesa do consumidor divulguem anualmente o documento como forma de assegurar o direito fundamental de acesso à informação, devidamente atualizado, trazendo a relação dos fornecedores de produtos e serviços que foram demandados e indicando o número de processos encerrados.  

ProConsumidor – Os dados do documento são todos extraídos de relatórios do Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor (ProConsumidor). “O Sistema, que substituiu o Sindec, começou a ser operacionalizado pelo Procon-JP em 1º de janeiro de 2022 associado ao uso da plataforma 1Doc, que implementou o programa ‘João Pessoa sem papel’ e tornou completamente eletrônico todo procedimento administrativo no âmbito municipal”, explica o secretário Rougger Guerra.  

Empresas – O titular do Procon-JP enfatiza que a divulgação das Reclamações Fundamentadas é também uma forma de mostrar o comportamento dos fornecedores de bens e serviços em relação ao consumidor. “Através desse registro, o consumidor conhece quais as empresas que mais foram demandadas no Procon-JP. O documento evidencia como os fornecedores se comportaram frente aos direitos garantidos aos consumidores pelo CDC”.  

Ranking das 10 mais no Cadastro das Reclamações Fundamentadas em 2023: 

EMPRESA (por ranking) TRATATIVAS
1. Banco Bradesco S/A 605
2.  Cagepa 535
3. Telefônica Vivo 409
4. Banco Itaú 400
5. Caixa Econômica Federal 336
6. Tim Nordeste 324
7. Telefônica Claro S/A 313
8. Telefônica OI Móvel 310
9.  Energisa da Paraíba 310
10. Banco do Brasil 257
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

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