NOTÍCIAS

Prefeitura aumentou em 10% a arrecadação municipal ao longo de 2023 – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Verbas foram complementadas por investimentos estadual e federal

 

A Prefeitura de Ubatuba fechou 2023 com uma arrecadação de R$ 585.568.743,28, um montante 10,62% maior quando comparado com as verbas arrecadadas durante o ano de 2022. Os dados foram apresentados à população durante a audiência pública de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2023, comandada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.

A audiência foi realizada na tarde desta quarta-feira, 21, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e transmitida ao vivo pelas redes sociais da prefeitura. Na apresentação, foram detalhadas as receitas e as principais despesas municipais.

Receitas

A arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) representa a maior verba da cidade, somando R$ 90.449.687,72, mesmo com uma inadimplência total de 26,84%.

“Muitos questionam o valor do IPTU em Ubatuba, mas poucos entendem a gravidade da falta de pagamento do imposto. No ano passado, a prefeitura registrou que 21,17% dos contribuintes não pagaram sequer uma parcela do IPTU. A inadimplência compromete o desenvolvimento do município e prejudica o equilíbrio financeiro”, explicou o secretário adjunto da Fazenda, Benedito Altair dos Santos.

Outro destaque de receita é o valor arrecadado com o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) que ficou em R$ 31.233.342,76; seguido do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) com R$ 25.155.552,80. As verbas do estado somaram R$ 150.124.646,65, enquanto a receita federal ficou em R$ 116.919.889,06.

Despesas

Ao longo de 2023, foram empenhados R$ 540.539.493,89, com evidência para os investimentos em Educação R$ 171.228.326,09; Saúde R$ 164.557.621,63; Infraestrutura R$ 71.387.298,38; e Obras R$ 24.417.308,17.

“Vale destacar o aumento considerável dos investimentos em obras, passando de R$ 7 milhões em 2022, para mais de R$ 24 milhões no ano passado. Neste montante tivemos construções, pavimentações, iluminação, revitalizações, entre outros investimentos importantes”, pontuou Santos.

O valor pago em coleta e transbordo de resíduos sólidos ficou em R$ 39.036.037,68 e o repasse financeiro feito à Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba foi de R$ 78.273.717,74.

A apresentação da prestação de contas está disponível na íntegra no Portal da Transparência em: https://gpmodubatuba.presconinformatica.com.br/gpmodubt/f?p=104:0:14907918931291:APPLICATION_PROCESS=GET_FILE_FOLDER:NO::ID_DOCUMENTO:1984

Orçamento Participativo

A Secretaria de Fazenda e Planejamento informa que de 1º a 31 de março estará aberto o Orçamento Participativo para confecção da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O objetivo é coletar sugestões e demandas da sociedade para definir as prioridades a serem observadas no orçamento de 2025. As sugestões poderão ser enviadas pelo site da Prefeitura de Ubatuba.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *