NOTÍCIAS

Hospital Municipal fecha o ano entre os 6 maiores do Estado

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal fechou 2023 em 6° lugar entre os hospitais do Estado de São Paulo que mais fizeram internações, segundo o DataSUS, do Ministério da Saúde. Os dados finais do ano passado foram disponibilizados neste mês.

Mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o HM fez cerca de 27 mil internações em 2023. 

Nos rankings anteriores do DataSUS, o Hospital Municipal estava em 9° lugar em internações em 2019, passou para o 8º lugar em 2020 e manteve o 6º em 2021, 2022 e 2023. 

A eficiência no aproveitamento dos leitos é resultado do uso do Sistema Lean na gestão do hospital, implantado em 2017, que tem metodologias e ferramentas para otimizar resultados com base em princípios de gestão enxuta e eficiente. 

O Lean é fundamental para gerir diariamente a ocupação de leitos, com atualização constante sobre o status dos leitos e promoção de um giro de vagas seguro, garantindo a qualidade e a humanização do atendimento.

O PHD (Programa Hospitalar Domiciliar) também é importante nesse processo. Uma unidade formada por médicos e enfermeiros trabalha de domingo a domingo levando assistência hospitalar até a casa de pacientes após a alta.

São cerca de 200 pacientes atendidos por mês, entre crianças, adultos e idosos, com necessidades diferenciadas, como os que tomam antibióticos injetáveis, têm lesões que precisam de curativos específicos ou outras situações que não exigem que a internação seja mantida.

Em 2023, o Hospital Municipal fez cerca de 14 mil cirurgias e uma média de 500 mil atendimentos pelo Pronto-Socorro e Ambulatório. No hospital nascem uma média de 500 bebês por mês. O carro chefe é a linha de trauma (acidentes), que atende cerca de 400 casos por mês. 

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *