NOTÍCIAS

Ubatuba permanece em estado de alerta – Prefeitura Municipal de Ubatuba

O setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Ubatuba finalizou uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município, que apontou taxa de 1,3% de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.

O trabalho de coleta de amostras aconteceu durante o mês de janeiro e abrangeu 1.301 imóveis em diferentes bairros da cidade. A primeira taxa de 2024 apresentou queda em comparação com a última ADL realizada em outubro de 2023, que ficou em 3,3%.

Os dados coletados deixam o município em estado de alerta. Para entender melhor, o Ministério da Saúde possui três classificações: até 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco para epidemia de doenças arboviroses.

O objetivo da Avaliação de Densidade Larvária é identificar áreas com maior incidência de larvas do mosquito e atuar na prevenção, principalmente, da dengue.

Cuidado redobrado em período de calor e chuva

Mesmo a ADL tendo retrocedido, os casos de dengue têm aumentado na cidade e a Secretaria de Saúde reforça que as equipes de Endemias monitoram os casos de arboviroses na cidade e realizam serviços para conter a propagação das doenças, como mutirões, nebulização, vistorias de casas, comércios e construções, além de orientações a moradores e turistas sobre os cuidados para evitar a reprodução do mosquito.

Nesta época de calor e chuvas constantes, a atenção deve ser redobrada, com toda a população mantendo a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam acumular água.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *