NOTÍCIAS

São José lança edital para financiamento de projetos sociais

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de São José dos Campos lançou nesta segunda-feira (18) o edital de chamamento público, no valor de R$ 3 milhões, para seleção de propostas de organizações da sociedade civil inscritas no colegiado para celebração e execução de termos de fomento com recursos do Fumdicad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

As propostas relativas aos direitos das crianças e adolescentes que forem selecionadas serão financiadas integralmente pelo Fumdicad, observadas a ordem de classificação, disponibilidade orçamentária de recursos e mínimo de 60 pontos na etapa classificatória.

O período para entrega dos projetos é de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, pessoalmente na sede do conselho, que fica no Edifício Saint James (Avenida João Guilhermino, 429, 1º andar, sala 11, Centro), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

As organizações interessadas deverão apresentar propostas de inovação ou de complementação das políticas municipais que tenham por objeto o desenvolvimento de atividades ou ações nas áreas da educação, assistência social, saúde, esporte, lazer e trabalho. Todos os pré-requisitos necessários estão descritos no edital.

Contemplados

A Prefeitura de São José dos Campos e o CMDCA também realizaram a solenidade de assinatura dos termos de colaboração e fomento das entidades contempladas no edital de chamamento lançado em maio, cujo objetivo é apoiar ações, projetos ou serviços que contribuam para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O valor, também de R$ 3 milhões, contemplou 10 organizações sociais do município que tiveram projetos sociais aprovados.

O Sementes Afrodescendentes, do Instituto Kamakura, foi um dos selecionados. A responsável técnica, Shiva Carolina, explicou que o projeto prevê uma formação com os educadores da rede pública sobre educação antirracista. “Vamos disponibilizar também uma consultoria para os professores e dar continuidade com os alunos para desenvolver um trabalho mais completo.”

Luciana Brauna, que também atua como responsável técnica, destaca a importância do financiamento. “A partir do momento em que o projeto recebe o recurso, ele toma proporção e fôlego, e garante que a gente consiga desenvolvê-lo numa quantidade maior de escolas envolvendo os educadores e a equipe gestora.”

Solidariedade

A campanha Imposto Solidário é realizada sempre no período de entrega do imposto de renda e tem o objetivo de incentivar os contribuintes a doar parte do tributo devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso.

A doação deve ser informada antes do envio da declaração de renda para a Receita Federal. Com isso, os contribuintes ajudam as organizações sociais da cidade que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *