NOTÍCIAS

Samu Regional conquista 2º lugar em prêmio nacional do SUS

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

O Samu do Alto Vale do Paraíba conquistou o 2º lugar do Prêmio CriAção SUS 2023 – Inovação na Gestão Pública. O projeto “Melhoria no Processo de Medicação do Samu” concorreu com 400 trabalhos inscritos em todo o país. 

A premiação dos 5 melhores trabalhos foi divulgada nesta sexta-feira (8), em evento em Brasília, na sede da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), com os 15 finalistas.

“Ficamos felizes com a segunda posição entre os melhores trabalhos do país. A premiação ressalta a importância do Samu 192 Regional do Alto Vale do Paraíba na busca contínua por qualidade, segurança e eficácia no atendimento aos pacientes da rede pública”, disse Rodrigo Faria, gerente de enfermagem do Samu Regional.

Um dos critérios levados em conta pelos avaliadores do prêmio foi a possibilidade de implantação dos projetos premiados em outros serviços públicos de saúde do Brasil. O Samu Regional, do qual São José dos Campos faz parte, concorreu na categoria Pré-hospitalar. 

O Projeto

O projeto do Samu foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que reuniu enfermeiros, farmacêutica e médicos, definindo novos protocolos que melhoram a eficiência e a segurança na medicação de pacientes no primeiro atendimento antes de eles chegarem ao hospital.

Entre os procedimentos implantados estão a dupla checagem de medicamentos documentada em prontuário pré-hospitalar, controle de temperatura dentro da viatura e identificação de seringas usadas especialmente para sedação e alguns atendimentos específicos.

O Prêmio

O prêmio é idealizado pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) em parceria com o Instituto Ética Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde).

O CriaAção SUS coincide com os 35 anos da criação do Sistema Único de Saúde no Brasil.

O Samu do Alto Vale –que atende São José dos Campos, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna e Santa Branca– é mantido pelas prefeituras e administrado por meio de um contrato de gestão entre a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e o Consavap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Paraíba).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *