NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Cerca de 200 municípios participam de capacitação do BDMG sobre regularização fundiária

Representantes de cerca de 200 municípios mineiros participaram nesta quinta-feira (3/8) do curso virtual gratuito sobre regularização fundiária promovido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). O treinamento, que teve quase 500 inscrições, abordou os benefícios de ações sobre o processo de ordenamento dos territórios, como o planejamento de políticas públicas, e reuniu gestores de todas as regiões de Minas.

O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, ressaltou durante a abertura a importância da regularização fundiária para a sustentabilidade das cidades. “É fundamental para promover a inclusão social, a melhoria da infraestrutura e o acesso a serviços básicos para todos os moradores. Ela oferece a oportunidade de transformar assentamentos informais em áreas formais e regulamentadas. Quando falamos em regularização urbana, falamos em proporcionar dignidade às pessoas, oferecendo a oportunidade de terem suas moradias reconhecidas pelo Poder Público”, salientou.

Realizado pela Escola de Gestão Municipalista da AMM e alinhado às estratégias do Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial (Minas Reurb), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o curso foi dividido em quatro etapas. Na primeira, foram repassados conceitos sobre planejamento urbano, uso e ocupação do solo e ordenamento territorial. Na segunda, os participantes conheceram o roteiro para aplicação da regularização fundiária e as suas modalidades. Na sequência, foram explicados os processos de contratação de consultorias técnicas e formas de os municípios obterem financiamento para a execução da regularização.

Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, a regularização fundiária deve ser tratada como prioridade pelos gestores. “E esse curso só reforça uma de nossas bandeiras que é capacitar as pessoas para que a gestão nos municípios, em todas as áreas, seja cada vez melhor, atendendo aos anseios da população”, disse.

Financiamento

O BDMG oferece, desde junho do ano passado, linha de crédito específica para as prefeituras realizarem a regularização fundiária urbana. De forma rápida e digital, os financiamentos podem ser direcionados para a contratação de consultorias técnicas que estruturam todo o processo, como mapeamento, georreferenciamento e pesquisa cadastral dos imóveis, projeto urbanístico, cadastro dos proprietários, despesas cartoriais, entre outros. Mais de R$ 42 milhões em financiamentos já foram contratados ou estão em processo de análise.

“Ao disponibilizar uma linha inédita para a contratação de consultoria especializada em Regularização Urbana, o banco torna possível a implementação de projetos consistentes e bem estruturados. Ao estimular a Regularização Urbana, o BDMG também contribui para o desenvolvimento econômico da região, pois promove a formalização de imóveis, ampliando o mercado imobiliário e possibilitando o surgimento de novos negócios e investimentos”, completou o presidente do BDMG.

Mestre em Planejamento Urbano, a engenheira Nádia Sudário conduziu o curso e reforçou que a oferta de financiamento auxilia os municípios a planejarem a regularização. “O BDMG tem linhas de financiamento permanentes. A regularização é um processo de promoção de cidadania. Para quem mora em grandes centros urbanos parece algo simples, mas para pequenos e médios não é e sabemos como isso impacta positivamente os municípios. Reforço aqui a importância de os gestores públicos debaterem e realizarem o processo de regularização desses núcleos urbanos para termos uma nova estruturação das cidades”, finalizou.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *