Automóveis Itaperuna Imóveis Itaperuna Shop Itaperuna Balcão Itaperuna Catálogo de Empresas
  ENQUETES :::            :::::          Ajude a mudar Itaperuna!          :::::          Participe!          :::::          Dê a sua opinião!          :::::         

Turismo Página Inicial

...
Festas Religiosas

Uma tradição viva em Itaperuna, as festas em louvor a santos costumam reunir centenas de pessoas nas notes dos arredores de capelas e igrejas espalhadas pelo município. Essa é uma boa ocasião para se confraternizar com amigos entre barraquinhas de salgados e doces, preparando-se para as missas e ladainhas da manhã posterior.

As três paróquias católicas do município têm como padroeiros São Benedito, Nossa Senhora de Fátima e são José do Avahy - que estende seu padroado ao povo itaperunense. Mas o auge das festas
religiosas, corno não poderia deixar de ser, é o mês de junho, quando se realizam os festejos em louvor aos populares São João, São José e Santo Antônio, o casamenteiro. Igrejas, grupos escolares, clubes de serviço e entidades assistências, cada qual promove sua festa particular que normalmente envolve toda a comunidade da rua via ou bairro onde acontece. Bandeirinhas são estendidas de um posto a outro, quadrilhas são formadas, levanta-se o pau-de-sebo e o festeiro acende a fogueira. Tudo pronto para a noite que se anuncia, ainda em muitos lugares, ao som de sanfona, triângulo e caixa.

A animação é temperada pela batata-doce assada no braseiro e principalmente pela aguardente, que ajuda a espantar o frio do início de inverno. Neste particular as festas juninas do município
são uma boa oportunidade de saborear a cachaça feita quase que artesanalmente no alambique da fazenda da Floresta, a 25 minutos de carro do centro da cidade.

Fonte: Itaperuna-RJ 1889-1989 Guia Turístico e Informativo Damadá Artes Gráficas e Editora Ltda.


© Copyright 2003-2016 - ItaperunaOnline.com.br ::: Todos os direitos reservados