Automóveis Itaperuna Imóveis Itaperuna Shop Itaperuna Balcão Itaperuna Catálogo de Empresas
  ENQUETES :::            :::::          Ajude a mudar Itaperuna!          :::::          Participe!          :::::          Dê a sua opinião!          :::::         

Turismo Página Inicial

...
Cristo Redentor

Monumento ao Cristo Redentor

É impossível passear pelas ruas de Itaperuna sem que os olhos esbarrem com a silhueta pétrea do Cristo Redentor. Situada no ponto mais alto do perímetro urbano o morro do Castelo a imagem do filho de Deus feito Homem paira absoluta sobre a cidade, convocando o povo à devoção religiosa.

De fato, aqui muitos caminhos levam ao Cristo. Chegar à estátua é fácil, bastando subir vias calçadas transversais à avenida Cardoso Moreira ou ainda uma que sai da rua Vinhosa. Uma vez no cimo do morro, o visitante terá uma visão de toda a cidade espalhada em bairros ao longo do Muriaé. Uma exclamação decerto lhe fugirá dos lábios quando avistar aquilo que se pode figurar como um mar de morros que envolve os arredores até onde os olhos não mais alcançam.

Inaugurado em 1966, durante as comemorações do aniversário do município, o monumento possui vinte metros de altura e seuprojeto coube ao escultor capixaba Antônio Francisco Moreira, responsável por outra imagem do Cristo na cidade de Guaçuí-ES. O desenho e a iniciativa da construção ficavam por conta de Cláudio Cerqueira Bastos, que, ao que parece, cumpria uma promessa. Idealizador de outros projetos comunitários na cidade, como o Clube Renascença, o popular Claudão seria eleito prefeito de Itaperuna para um mandato de seis anos entre 1982 e 1988. Durante esse período a pintura do monumento foi recuperada e recomposto o seu sistema de iluminação artificial.

Destacado hoje em noites escuras sob as luzes amarelas de três holofones, a imagem do Cristo - cujas postas de pedra foram esculpidas e trazidas de caminhão do Espírito Santo - torna-se um
espetáculo sem adjetivos em meio à névoa de inverno que a envolve. O morro e o pedestal circular do monumento desaparecem restando o Cristo quase que a levitar por sobre as nuvens.

Fonte: Itaperuna-RJ 1889-1989 Guia Turístico e Informativo Damadá Artes Gráficas e Editora Ltda.


© Copyright 2003-2016 - ItaperunaOnline.com.br ::: Todos os direitos reservados